clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Ana Paula Scorsin)

No último mês, entre os dias 16 e 17, foi realizado o Painel de Especialistas para desenvolvimento da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense Automotivo e Autopeças 2031, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR). O estudo que está sendo realizado pelo Sistema Fiep apontará as principais ações necessárias para o desenvolvimento desse setor no estado. O evento reuniu cerca de 60 participantes, dentre empresários, profissionais do setor, pesquisadores e representantes do governo.

"A Rota tem como propósito central mapear os caminhos de construção do futuro desejado para o setor industrial identificado como promissor para a indústria do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031", comenta Ariane Hinça Schneider, do Observatório Sistema Fiep.

Durante os dois dias de evento os participantes construíram uma visão de futuro - "Cadeia automotiva e de autopeças cooperativa e competitiva, provedora de soluções inovadoras e sustentabilidades para mobilidade" - e elencaram seis fatores críticos de sucesso: Recursos Humanos, PDI e Tecnologia, Articulação, Mercado, Infraestrutura e Políticas de Estado.

Ariane explica que após este Painel outras atividades serão feitas. "Realizaremos uma consulta web, em seguida encaminharemos uma versão preliminar para leitura de todos os participantes. Em um segundo momento vamos, também, criar um grupo de governança para acompanhar as reivindicações", completa.

Produção industrial

A indústria paranaense foi a que mais cresceu no primeiro bimestre de 2019, com um aumento 10,3% na produção com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostram que o crescimento paranaense foi puxado, principalmente, pelo setor automotivo. O setor teve um aumento de 25,8% nos dois primeiros meses do ano, com destaque para a fabricação de caminhões e veículos de passeio.

Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense

Ao longo dos anos, o Sistema Fiep, via Observatório, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequência desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores. Automotivo e autopeças, estratégico para o Paraná, foi um dos 19 setores contemplados no novo ciclo de prospectiva.

Saiba mais e acesse as publicações do Observatório Sistema Fiep no site: www.fiepr.org.br/observatorios/

Com informações do Sistema Fiep

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.