clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Profissionais da indústria automotiva encaram diariamente o desafio de entregar resultados financeiros imediatos e manter o ritmo de projetos que vão garantir relevância do negócio no médio e longo prazos. Conseguir um equilíbrio para atender a essas demandas é difícil para boa parte das organizações do setor. É o que aponta o estudo Liderança do Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business, com 603 profissionais em posição de comando de montadoras de veículos, fabricantes de autopeças e outras empresas da cadeia produtiva no Brasil.

Quase 90% dos entrevistados apontaram a inovação como uma questão de sobrevivência para qualquer empresa, porém, a liderança automotiva parece não colocar em prática essa filosofia. Durante a pesquisa o tema apareceu em 7º lugar entre os maiores desafios destacados pela liderança. Apenas 24% dos entrevistados entendem que desenvolver novos modelos de negócios e fontes de receita é uma das principais tarefas do cargo que ocupam.

O resultado do levantamento é sintomático do momento que a indústria automotiva vive no Brasil. "Se a liderança da indústria automotiva não conseguir levantar a cabeça e olhar adiante, estaremos fadados a viver preocupados em fechar o resultado no fim do mês, sem nenhum horizonte de entregar mais valor ou inovar", defende Paula.

O levantamento, que tem coordenação técnica da MHD Consultoria Empresarial, mostrou que as pessoas que lideram a indústria priorizam as entregas de curto prazo. Questionados sobre os maiores desafios de gestão que encaram no cargo, 40% dos participantes apontaram o aumento da rentabilidade, 33% indicaram a busca por elevar as vendas e 32%, ampliar o engajamento dos colaboradores.

Para 83% dos profissionais a instabilidade política e econômica é o maior incômodo, quando o assunto são as barreiras que impedem a liderança automotiva de superar seus desafios. Já 35% dos entrevistados destacaram a escassez de recursos e 33% sinalizaram como obstáculo a falta de mão de obra bem preparada.

Paula Braga, diretora executiva de Automotive Business e uma das líderes da pesquisa, observa que "é curioso notar que os profissionais apontam principalmente barreiras externas, que não dependem deles para serem resolvidas e, portanto, tendem a ser um incômodo permanente da indústria. Não podemos ficar estagnados e aguardar que tudo isso se resolva para ir em frente".

Confira a pesquisa completa no link: https://abinteligencia.com.br/pesquisa-lideranca-do-setor-automotivo/

Com informações da Automotive Business.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.