clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um projeto de ônibus elétrico movido a energia solar. Rodando desde 2016, o veículo já percorreu mais de 60 mil quilômetros, fazendo o trajeto entre o campus da universidade e o Sapiens Parque, um centro de inovação tecnológica local.

"O maior empecilho até o momento é o custo de produção, pois ele custa três vezes mais que um equivalente a diesel. Mas foi feito somente um, então, não temos escala. Se for produzido em grande escala, a expectativa é que os custos possam ser reduzidos e ele seja competitivo com o ônibus convencional", afirma o professor Ricardo Ruther, responsável pelo desenvolvimento do projeto. O veículo custou R$ 1,4 milhão contra R$ 450 mil, em média, de um ônibus convencional, contou com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e parceria com as empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletra.

Os painéis solares que geram energia para o ônibus estão instalados no telhado do Laboratório Solar localizado no Sapiens Parque, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O veículo tem bateria com autonomia para rodar 72 quilômetros e percorre, cinco vezes ao dia, o trajeto entre a universidade e o Sapiens Parque, levando alunos e professores. Um aplicativo permite à comunidade acadêmica da UFSC reservar assento no ônibus por smartphone.

Além de não gerar poluição ambiental ou sonora, os alunos e professores que utilizam o meio de transporte, que só transporta pessoas sentadas, têm à disposição uma estação de trabalho, com mesas e tomadas para laptop, mesa de reunião, wifi e ar-condicionado. "Quando a gente entra no ônibus, está num ambiente de trabalho", explicou o professor durante visita à Assembleia Legislativa catarinense.

Com informações da Alesc - SC e Click RBS.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.