clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Kreisel Electric GmbH, apoiada pelo ator e ex-governador americano Arnold Schwazenegger, vai iniciar a pesquisa de baterias de íon-lítio em uma nova unidade aberta em meados de setembro em Reinbach, na Áustria. A empresa ficou famosa por eletrificar o Porsche dirigido pelo ator Steve McQueen no filme “As 24 horas de Le Mans” (1971). A nova planta é resultado de investimento de US$ 12 milhões e será usada para pesquisa e desenvolvimento de uma tecnologia desenvolvida pela empresa.

A Kreisel Electric fabrica a bateria mais leve e eficiente do mercado, pesando menos de 4,1 kg / kWh e com potência de 1,95 dm2/kWh. O invólucro especial das células da bateria aumenta o alcance e o tempo de vida das baterias. O fluido circulante é não-inflamável e ecológico. A capacidade máxima é de 320 kW, o que permite um carregamento rápido de cerca de 80% da capacidade da bateria ou condução por 300 km em cerca de 20 minutos. Em comparação com as soluções de bateria convencionais de outros fabricantes, o sistema Kreisel pode ter autonomia até 65% maior porque a empresa usa técnicas patenteadas de soldagem a laser e refrigeração térmica.

A bateria é 30% mais leve do que outras e os custos de produção são menores, segundo o fabricante, por conta do processo de produção totalmente automatizado. Segundo Markus Kreisel, CEO da Kreisel Electric, a tecnologia usada na fabricação das baterias torna os veículos elétricos adequados para o uso diário. A demanda por baterias íon-lítio cresce no mundo depois que vários países decretaram a adoção de carros elétricos, como é o caso da China, França e Grã-Bretanha.

Com informações da Agência Bloomberg.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.