clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, prevê que até o final deste ano todos os modelos de carros comercializados no país deverão trazer informações sobre eficiência de consumo e emissão de gases, tanto poluentes quanto de efeito estufa (CO2). Mais de mil modelos sairão das linhas de montagem etiquetados obedecendo às normas do programa.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a iniciativa vai facilitar a escolha do modelo e da marca pelo consumidor, que pode considerar atributos além do preço. A medida também quer estimular os investimentos da indústria em novas tecnologias para ganhar competitividade, levando em conta a escolha consciente dos consumidores.

O Rota 2030, política que substitui o Inovar-Auto em discussão entre o setor e o governo, também inclui níveis de eficiência energética e novas tecnologias de motorização, envolvendo emissões e biocombustíveis. Parte da indústria defende que os carros brasileiros sejam tributados de acordo com seus níveis de eficiência e não por tamanho ou cilindrada do motor, como é atualmente.

Com informações da revista Autoesporte.