SIMOV

Sincato Moveleiro do Paraná

Cadeia de Madeira e Móveis é destaque na indústria paranaense

Principal estado exportador brasileiro no setor de Madeiras, estado ocupa a quarta colocação no ranking de vendas externas de Móveis Coordenação de Desenvolvimento do Sistema FIEP traça perfil do setor

MADEIRA

Estabelecimentos - O setor Madeireiro do Paraná conta com 2.209 estabelecimentos, o que corresponde a 15,04% da  indústria nacional do setor. As microempresas são predominantes no setor, com 82,89% dos estabelecimentos, seguidas por empresas de pequeno porte (14,62%), médias (2,31%), e grandes (0,18%).

O segmento de desdobramento de madeira representa a maior parte das atividades do setor, chegando a 48%. Seguem os segmentos de chapas (18%), madeira para construção (13%) e embalagens (4%).

Os principais polos do setor se encontram em União da Vitória, Rio Negro e sudoeste do Paraná.

As vendas industriais em 2010 do setor Madeireiro foram de R$ 4,95 bilhões - 30,61% das vendas nacionais.

Empregos - O Paraná é responsável por 19,39% dos empregos formais gerados no setor Madeireiro do Brasil, com 37.398 postos de trabalho. A massa salarial em 2010 fechou em R$ 516,87 milhões, compondo cerca de 22% da média nacional.

Exportações - O Paraná é o principal estado exportador brasileiro no setor de Madeiras. Foram vendidos R$ 647,2 milhões em 2010, bem à frente da segunda posição, ocupada por Santa Catarina, que fechou o ano em R$ 410,1 milhões. Pará e Mato Grosso exportaram R$ 386,7 milhões e R$ 129,1 milhões, respectivamente. Os principais destinos foram os Estados Unidos (31,32%), Bélgica (9,59%), Alemanha (9,14%) e Reino Unido (5,26%).

Importações - Nas importações, o Paraná encerrou o ano com R$ 39,54 milhões, 29,71% das compras externas do Brasil no setor. Os principais mercados de importação foram Argentina, China e Áustria. Foram comprados, principalmente, painéis de madeira em geral.

MÓVEIS

Estabelecimentos - O setor Moveleiro do Paraná é composto, em sua maior parte (84,46%) por microempresas, enquanto as pequenas representam 11,88%, as médias 3,33% e, por fim, as grandes com 0,33%. No total, são 2.325 estabelecimentos, tendo como principais polos Arapongas, Rio Negro e Ponta Grossa. No cenário nacional, o Paraná é responsável por 13,82% do número de estabelecimentos do país.

Os móveis para dormitório representam 15% da produção, enquanto colchões ficam com 14%, móveis para escritório 10%, para cozinha 9%, e estofados 5%.

As vendas totais do setor Moveleiro fecharam o ano de 2010 em R$ 2,9 bilhões,o que representou 16,04% do cenário brasileiro do setor.

Empregos - O estado gera 36.082 empregos formais - 15,42% dos números nacionais do setor. A massa salarial de 2010 foi de R$ 355,92 milhões, o que representa 12,78% do montante do país.

Exportações - O Paraná ocupa a quarta colocação no ranking dos estados exportadores, com R$ 119,4 milhões, perdendo para Santa Catarina (R$ 272 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 238,81 milhões) e São Paulo (R$ 175,71 milhões). Os principais destinos foram a Argentina (31,05%), Bolívia (7,75%), Paraguai (6,92%) e Chile (6,12%).

Importações - Nas importações, o Paraná encerrou o ano com R$ 67 milhões, 9,23% das compras externas do Brasil no setor. O principal mercado de importação foi a China, sendo comprados, principalmente, móveis de escritório, em especial cadeiras giratórias.

Programa de inovação em embalagens apresenta resultadosPR tem 4 empresas campeãs brasileiras do Prêmio Sesi Qualidade do Trabalho