SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Tendências para coleção Primavera-Verão 2017 contemplam referências retrô

Material foi elaborado com base em fóruns que foram realizados em Berlim, na Alemanha. Além disto, Inspiramais e Seminário Tendere trouxeram possibilidades de abordagem da moda neste período

clique para ampliarclique para ampliarA cartela de cores para a coleção será ampla, com Ênfase nos rosas e amarelos (Foto: Freeimages)

Todos os anos, o mundo da moda abre espaço para experimentações. Novas cores, cortes e modelagens passam a fazer parte do dia a dia dos consumidores e a estampar vitrines. São as tendências do setor que auxiliam na elaboração de novas coleções e dão uma prévia do que a próxima estação reserva.

O Sebrae Nacional divulgou um novo boletim para mostrar as tendências para a coleção Primavera-Verão 2017. O material foi elaborado com base em fóruns que foram realizados em Berlim, na Alemanha. Além disto, Inspiramais e o Seminário Tendere trouxeram possibilidades de abordagem da moda, com vista para 2017. Vale salientar que o Inspiramais e o Seminário Tendere possuem o foco na realidade do mercado brasileiro.

Estampas e temas

Um misto de Cuba histórica (antes da revolução) pode ser transmitida por meio de estampas, cortes e acessórios. A silhueta retrô (anos 1950), com cintura marcada e modelagens estruturadas, além de babados, bordados coloridos de flores, cartela de cores amplas (como rosa e amarelo) e texturas/materiais como madeira e palha - exploradas na produção de acessórios -, também serviram como fonte de inspiração para os estilistas.

Outra dica é a referência aos jogos mais antigos (como o Pacman), com a utilização de cores fortes, que se destacam em fundos mais escuros. Também há influência do grafite nas estampas, em especial a tradição de grafites irreverentes das grandes cidades brasileiras. Tons flúor e com grande intensidade, e a silhueta esportiva dos anos 1980 dão o tom.

Modelagem, estampas e texturas brincam com a prática de “recortar e colar”. Os looks reinventam o estilo retrô e as cores opacas dialogam com brancos e pretos intensos. Riqueza de cores, bordados, tecidos naturais e uso de transparências em silhuetas fluídas, mas que revelam o corpo em fendas, decotes e croppeds. Presença de tons terrosos em contraste com branco, azul, violeta e rosa. Sobreposições de peças leves e acessórios pesados e metálicos também são importantes para compor o look dentro da tendência.

Para mais informações sobre as tendências de moda, faça o cadastro no Programa Sebrae Setorial, no site www.sebraeinteligenciasetorial.com.br.

Com informações do Sebrae Setorial

RAIS deve ser entregue até 18 de marçoContribuição Sindical Empresarial se torna investimento para a própria indústria