SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Sivale Apucarana promove caravana para Vale da Seda

Indústria de Maringá participou da loja-conceito da 39ª edição do principal evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week (SPFW), em abril de 2015

clique para ampliarclique para ampliarHá cerca de um ano, o Instituto Vale da Seda, fruto de um projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, inaugurou uma loja para a comercialização de lenços e echarpes (Foto: Divulgação: Vale da Seda)

A seda carrega consigo um ‘ar’ de nobreza e uma ‘pitada’ de folclore, criados em torno da sua história. Diz a lenda que o tecido foi descoberto por uma imperatriz chinesa, que tomava chá sob uma amoreira, quando um casulo de bicho da seda caiu na sua xícara. Ao tentar puxar a ponta de fio do casulo, ela fez com que fino fio de seda se desenrolasse, amolecido pela água quente do chá. Os antigos contam ainda que a imperatriz fez até um manto fino de seda para o imperador.

Cultura popular à parte, a seda é reconhecida no universo da moda por seu brilho e toque únicos. A fibra produzida pelo cultivo do bicho da seda é, sem dúvida, um dos mais nobres materiais têxteis que o homem já utilizou para a fabricação de fios e tecidos.

O Paraná se destaca nesse cenário e é responsável por 92% da produção nacional de casulos de bicho-da-seda, uma atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais, com área média de 2,5 hectares e predominância do trabalho familiar. A bacia hidrográfica do Rio Pirapó, que envolve 29 municípios no noroeste do Paraná, na região de Maringá, é a maior produtora de seda em todo o Ocidente.

Uma das empresas que utilizam a matéria-prima da região já é um dos expoentes do mercado brasileiro. Há cerca de um ano, o Instituto Vale da Seda, fruto de um projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, inaugurou uma loja para a comercialização de lenços e echarpes. O reconhecimento foi ‘meteórico’ e a empresa foi escolhida para representar o Paraná e comercializar seus produtos na loja-conceito da 39ª edição do principal evento de moda do País, o São Paulo Fashion Week (SPFW), em abril de 2015.

No último mês de novembro, o Sivale Apucarana promoveu uma caravana para dar oportunidade para as indústrias associadas conhecerem o modelo de produção da Vale da Seda. “Adorei. Fomos muito bem recebidos por eles. Conhecemos o processo produtivo e foi muito interessante”, conta Thaisa Tixiliski, estilista da Stop Jeans, uma das participantes da caravana.

Cinco bons motivos para ser associado a um sindicatoPalavra do Presidente