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Investir em mercado de luxo é estratégia em tempos de crise, diz especialista

Empresário e consultor Carlos Ferreirinha ministrou workshop em Apucarana, no mês de novembro, e falou sobre a importância de investir em diferenciação para se destacar no mercado

clique para ampliarclique para ampliarIndústrias, de qualquer porte, podem investir na diferenciação de produtos, segundo especialista (Foto: Freeimages)

Posicionar os produtos e buscar a diferenciação são fatores essenciais para crescer em tempos de crise. A opinião é de Carlos Ferreirinha, que comanda a Mcfconsultoria há 14 anos e atende várias marcas do segmento de luxo no Brasil. No dia 18 de novembro, ele esteve em Apucarana, a convite do Sebrae/PR, para falar para os empreendedores do setor do vestuário sobre como buscar alternativas para aumentar a lucratividade, mesmo em tempos de recessão econômica.

Carlos Ferreirinha alerta que o Brasil mudou muito nos últimos 20 anos e os consumidores atualmente estão mais sofisticados. Por isso, agora é a hora de investir no segmento de luxo e premium para ganhar mercado. “Já que o consumidor vai reduzir o consumo, ele vai comprar aquilo que vale a pena”, diz o empresário.

Ele recordou os hábitos de consumo brasileiros nos últimos 20 anos. A fragrância mais vendida no País era o Leite de Rosas. Há 18 anos, o lançamento do automóvel Corsa revolucionou a indústria de automóveis. O carro trazia o conceito de modernidade. As Havaianas, há 14 anos, eram um produto para classes de baixa renda, com poucas cores e apenas um modelo de tiras. Quando buscou a diferenciação, a marca se tornou um ícone do design.

Para Ferreirinha, não importa o tamanho da empresa para seguir uma regra básica: é imprescindível investir em inovação. “É preciso voltar para casa e repensar no nosso negócio. Toda a vez que tem alguém chorando tem alguém vendendo lenços. Essa é uma frase clássica do marketing. O que quero dizer é que o mercado brasileiro apresenta dificuldades, mas é possível encontrar oportunidades para se destacar”, afirma.

Lógica de mercado

Ele destaca ainda que hoje o Brasil se tornou o segundo mercado de celulares no mundo. “Os consumidores mudaram o patamar. E qualquer empresário que deseja desenhar o consumo deve lembrar que os consumidores não vão retroceder e voltar aos velhos hábitos. Tudo mudou: o modelo de padaria e as lojas de conveniência dos postos de gasolina. Todos os produtos de massa agora são vip ou premium, da pipoca ao papel higiênico. A expectativa do consumidor subiu e não tem mais volta. O segredo é transformar o ordinário em extraordinário, o comum em especial e o especial em experiência. A regra do jogo é surpreender”, frisa Ferreirinha.

Além disso, conforme ele, o brasileiro passa muito tempo conectado e quem não estiver atento às mídias sociais vai perder mercado. “Os empreendedores precisam ficar de olho no site, no Instagram e no Facebook da empresa”, recomenda.

Mari Isiri, empresária da LB Bordados e da marca Charmoun, em Apucarana, adorou a palestra. “Tudo o que o Ferreirinha apresentou é o que o mercado está precisando hoje. A inovação precisa estar constantemente no dia a dia da empresa. Essa é a única forma de sobreviver”, opina.

Mirian Giuliana é proprietária de um ateliê de alta costura e achou o workshop muito interessante. “Atendemos exatamente o mercado de luxo e sabemos que esses consumidores estão cada vez mais exigentes. A partir do momento que o cliente se acostuma com a qualidade, ele prefere pagar o dobro para ter esse serviço”, informa. 

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