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Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

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Reter talentos é essencial para o bom desempenho das indústrias

Curso oferecido pelo Sivale Apucarana apresentou técnicas de recrutamento de colaboradores e mostrou a importância da valorização do funcionário

clique para ampliarclique para ampliarIndústrias precisam oferecer boas condições de trabalho para reter talentos, avalia consultor (Foto: Divulgação: Sivale Apucarana)

Normalmente, as contratações nas indústrias são feitas pelo departamento de Recursos Humanos; nos empreendimentos de pequeno porte, são realizadas pelos proprietários do negócio. Para auxiliar os industriais na seleção de candidatos, o Sivale Apucarana promoveu, em abril, o Curso de Recrutamento e Competência, ministrado pelo psicólogo e consultor Eduardo Hashimoto.  

O especialista contextualizou os participantes sobre a importância de conhecer o mercado de trabalho antes de fazer o recrutamento de novos colaboradores. “A própria divulgação das vagas, muitas vezes, é feita de maneira desapropriada, o que prejudica o número de inscritos interessados em trabalhar naquela organização. Com poucos candidatos, é difícil encontrar o profissional com o perfil adequado”, informa Hashimoto.

Ele enfatiza ainda que são as pessoas que fazem a "diferença" num negócio, evidenciando a importância de prestar atenção no processo de seleção dos funcionários. As indústrias devem ficar atentas e priorizar a contratação de novos talentos, que possam "somar" e contribuir com melhorias no empreendimento.

“No entanto, deve haver uma contrapartida. Para manter bons profissionais, a indústria deve oferecer boas condições de trabalho. Não estamos no período da Revolução Industrial, no qual a produção em escala era a preocupação primordial, sem olhar para as condições de trabalho. Algumas indústrias ainda estão paradas no tempo quando o assunto é a mão de obra. Hoje, para reter talentos, é preciso reconhecer aqueles que têm boas ideias e trabalham em horários após o expediente”, avalia o consultor.

O curso abordou aspectos que fazem parte da gestão: avaliação e desempenho justo dos colaboradores; motivação; e programa de cargos e salários. Os participantes também tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre os meios de divulgação das vagas; técnicas de seleção e recrutamento; como conduzir uma entrevista de emprego; e outras ferramentas para fazer a contratação, como as dinâmicas de grupo.

Para Luzia Bunnet, da Bunnet Brindes, o curso foi excelente. “A experiência foi muito válida. Estamos reformulando a maneira de remuneração dos colaboradores e o curso aconteceu na hora certa. Precisamos remunerar os colaboradores de acordo com a competência. Trabalhamos com um grupo de costureiras, mas nem todas precisam receber o mesmo salário. Também recebemos dicas para realizar boas entrevistas no momento da contratação”, diz.

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