SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Sivale participa de encontro com prefeitos de principais polos do segmento têxtil no Paraná

Objetivo foi ampliar o diálogo entre indústrias e representantes do poder público na busca por soluções para alavancar o segmento

clique para ampliarclique para ampliarPrincipais discussões foram sobre iniciativas que podem ser realizadas para melhorar a situação econômica das indústrias paranaenses frente à concorrência asiática (Foto: Agência Fiep)

Os sindicatos industriais que integram o Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Fiep se reuniram no mês de maio, em Curitiba, com prefeitos de municípios que abrigam importantes polos do setor no Paraná.  A iniciativa incentivou o debate de ações conjuntas que podem ser implantadas pelos setores públicos e privados para o desenvolvimento do segmento e das cidades.

O presidente do Sivale Apucarana, Jayme Leonel, e o prefeito de Apucarana, Beto Preto, marcaram presença no encontro. De acordo com Leonel, as principais discussões foram sobre iniciativas que podem ser realizadas para melhorar a situação econômica das indústrias paranaenses frente à concorrência asiática no segmento de moda e confecção.

Agora, as autoridades políticas de cada cidade irão encaminhar as principais demandas para o poder público estadual. “Nós propusemos a anulação do Decreto 442/2015, que prevê aumento de 4% para 8% na taxa na importação de produtos que têm grande impacto para o setor, como a microfibra da China. Também debatemos a importância de encontrar soluções para a ‘guerra fiscal’, que muitas vezes faz com que as indústrias do setor transfiram suas plantas industriais, comprometendo a economia dos municípios”, afirma Leonel.

Uma das reivindicações do grupo na questão da ‘guerra fiscal’ diz respeito ao Decreto 11345, que prevê o pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A legislação estabelece o pagamento equivalente a 9% nas operações internas e nas operações interestaduais sujeitas à alíquota de 12%, e no percentual de 5,25% nas operações interestaduais sujeitas à alíquota de 7%, sobre o valor das saídas dos produtos fabricados. O decreto vale para estabelecimentos industriais de artigos para viagem, calçados e outros artefatos de couro, além de produtos têxteis e de artigos de vestuário.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que participou da abertura do encontro, os números mostram a importância do setor têxtil e do vestuário para a economia desses municípios e do Paraná. Segundo ele, é fundamental garantir a manutenção e o crescimento da geração de empregos e renda nessas e em outras cidades. “O que estamos fazendo é buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento das indústrias do vestuário e dos municípios”, frisou. Ele acrescenta que é necessário ter um olhar de longo prazo, além da criação de políticas públicas que possam dar segurança aos industriais.

Participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos ou secretários de onze municípios: Ampére, Apucarana, Cianorte, Flor da Serra do Sul, Guaporema, Londrina, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Olímpia, Piraquara e Terra Roxa.

Com informações da Fiep

Curso ensina os industriais a evitarem problemas trabalhistas1ª edição da Vestvale será em agosto