SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Indústrias de confecção irão adotar sistema japonês para melhorar a gestão

Ferramenta que elimina desperdícios será implementada com auxílio do Senai

clique para ampliarclique para ampliarSistema visa diminuir desperdícios e melhorar a qualidade, o tempo e o custo da produção (Foto: Freeimages)

O Lean Manufacturing, que significa em português “manufatura enxuta”, será adotado pelas indústrias de confecção em Arapongas. O sistema foi desenvolvido no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, por um dos executivos da Toyota. A ferramenta já foi adotada pela Griffe Company e é focada na diminuição dos desperdícios na produção.

Segundo Luciano Rocha, diretor da Griffe Company, as indústrias do setor têxtil no Paraná fazem o uso de algumas estratégias para melhorar os processos de gestão e qualidade, mas ainda não implantaram um conjunto de ferramentas. “O Lean Manufacturing é uma filosofia de trabalho que tem o objetivo de diminuir as perdas na produção no que diz respeito à qualidade, ao desperdício e ao tempo”, conta.

O sistema japonês é focado na redução dos sete tipos de desperdícios - super-produção, tempo de espera, excesso de processamento, inventário, movimento, transporte e defeitos. Eliminando todos esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e o custo de produção diminuem.

No mês de abril, Márcio Abraham, do Senai, visitou sete indústrias associadas ao Sivale Apucarana para apresentar a ferramenta. “O Sivale tem a intenção de formar um grupo de indústrias para a implementação do sistema. Nossa expectativa é melhorar a produtividade das indústrias. O Senai já está fazendo a proposta e estamos em fase de negociação”, explica Marcelo Gabardo, diretor do sindicato.

Lacrimo realizou mais um encontro no mês de marçoSindicatos investem em Planejamento Estratégico para crescimento e desenvolvimento