SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Lacrimo realizou mais um encontro no mês de março

Durante reunião estilistas também tiveram a oportunidade de conhecer uma certificação exclusiva para o segmento da moda, que oferece vários benefícios para as indústrias

clique para ampliarNo próximo encontro, estilista irão definir público-alvo, objetivos, valores e missão do Lacrimo (Foto: Reprodução)

O 11º Encontro do Laboratório de Criação de Moda - Lacrimo, que aconteceu no início de março, inaugurou uma nova fase para o grupo, que agora quer definir ‘o que é grupo e onde ele quer chegar’.

Criado em 2014 pelo Sivale Apucarana, em parceria a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a ideia inicial do Lacrimo era melhorar a competitividade das indústrias por meio de capacitações conjuntas, missões empresariais e visitas aos principais eventos de moda do país, além de facilitar a troca de informações entre os estilistas que atuam no setor em Apucarana e região.

No próximo encontro, no mês de abril, os integrantes irão definir perfil e público-alvo do grupo, objetivos, missão e valores.

Selo Fashion Business

No início do encontro, o consultor do Sebrae/PR José Henrique Martins apresentou o ‘Selo Fashion Business’, uma certificação exclusiva para o ramo da moda. O selo é considerado um referencial de mercado e para obtê-la é necessário participar do Programa Modelo de Excelência em Gestão, conhecido como MEG.

O MEG é voltado exclusivamente para empreendedores que buscam o aperfeiçoamento na gestão das empresas. Uma das linhas de ação implementada pelo Sebrae/PR, para melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas a longo prazo, é acompanhar de perto o progresso dos pequenos negócios com alto potencial. Eles são definidos pela entidade como empresas que seguem os padrões internacionais da gestão de qualidade, sugeridos pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

Segundo Patrícia, as indústrias que conquistarem o selo terão uma série de benefícios, como participação em consultorias e workshops, além de convite para uma missão internacional para a Colômbia. “Também existem planos de uma possível missão para o Peru”, finaliza.

Semana da Indústria será de 18 a 26 de maioIndústrias de confecção irão adotar sistema japonês para melhorar a gestão