SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

"Dia do Associado" comemora resultados do Sivale Apucarana em 2014

Sorteio de brindes e vídeo sobre retrospectiva do ano foram os atrativos do jantar de confraternização

clique para ampliarclique para ampliarConfraternização reuniu 50 associados e participantes se surpreenderam com a apresentação dos resultados conquistados em 2014 (Foto: Freeimages)

A diretoria do Sivale Apucarana e os associados têm muito para comemorar em 2014. A entidade promoveu várias ações para fortalecer o setor e, no primeiro semestre de 2015, a meta é conquistar a marca de 100 associados.

Para celebrar os resultados positivos alcançados no ano que está encerrando, o sindicato promoveu a terceira edição do “Dia do Associado”, em dezembro. O sorteio de brindes - como panetones e cestas de natal - animou os convidados. Elio Pinto, da Elisil Uniformes, foi contemplado com o prêmio principal: uma estadia no Hotel Terra Park.

O presidente do Sivale Apucarana, Jayme Leonel, explica que neste dia, além de apresentar as principais iniciativas do sindicato, a diretoria faz uma projeção para o ano seguinte. “Além da confraternização, é um momento de prestação de contas. Muitas vezes, no dia a dia, não temos essa oportunidade. No Dia do Associado podemos falar nas nossas dificuldades e acertos”, afirma.

Um vídeo exibiu as principais atividades promovidas pelo Sivale Apucarana em 2014. O ano foi marcado pela posse do presidente Jayme Leonel, que permanece no comando da entidade até 2017, com a promessa de continuar promovendo iniciativas que estimulam o associativismo, a exemplo do trabalho realizado pela ex-presidente, Maria Abgail.

Em 2014, os associados tiveram a oportunidade de participar de três caravanas.  A primeira viagem foi para Curitiba, no fim de julho, para participação na Oficina de Moda e Tricot. Em agosto, os industriais marcaram presença na 14ª edição da “Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil”, realizada em Blumenau, Santa Catarina. E, em novembro, os associados conheceram as tendências da moda outono-inverno 2015 na 10ª edição da Première Vision, em São Paulo, que aconteceu em paralelo ao São Paulo Fashion Week (SPFW). Os participantes da caravana ainda foram surpreendidos com a presença em desfiles das marcas “Triton” e “Sacada” e tiveram contato com celebridades do mundo da moda, como o estilista Ronaldo Fraga, a diva da moda Costanza Pascolato, a blogueira Camila Coutinho e a editora da Vogue Vic Ceridono.

Em 2014, o Sivale Apucarana, em parceria a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), criou o Laboratório de Criação de Moda (Lacrimo). O grupo foi idealizado pela ex-presidente Maria Abigail. O Lacrimo realizou nove encontros no segundo semestre. Nas oficinas, os estilistas das indústrias de confecção têm acesso a novas informações sobre as tendências e desafios do setor. Os encontros também estimulam a criatividade e a troca de informações entre os participantes. Para 2015, o grupo planeja uma missão empresarial para Milão, na Itália, considerada o “berço” da moda.

A parceria com as universidades é mais uma conquista do Sivale Apucarana em 2014. Os associados ganham 15% de desconto nos cursos oferecidos pela Faculdade de Apucarana (FAP), Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOPAR) e Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR).

Outra ação importante que contou com a participação do Sivale Apucarana em 2014 foi a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), elaborado com apoio do Senai Paraná. Oito indústrias associadas ao Sivale Apucarana tiveram subsídio de 80% para implantar o plano, que estabelece como e quais resíduos deverão fazer o caminho inverso e voltar para seus fabricantes para que possam ser reaproveitados ou descartados de modo a não prejudicar o meio ambiente.

E, para fechar o ano com “chave de ouro”, o Sivale Apucarana foi um dos destaques do Encontro Anual dos Sindicatos 2014 - VI Jornada de Especialização em Gestão Sindical, realizado em novembro, no Sesc Caiobá. O Sivale Apucarana foi um dos sindicatos escolhidos para apresentação de case durante o encontro. “É uma forma de reconhecimento, que nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Patrícia de Macedo Papa, secretária-executiva da entidade.

Pacto pela competitividade da indústria brasileira é desenvolvido por grupo de trabalho na FiepContribuição Sindical tem vencimento em 31 de janeiro