SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Encontro Anual dos Sindicatos discute inovação na gestão sindical

Evento, realizado em novembro no litoral do estado, contou com a participação de 77 sindicatos do setor industrial paranaense. Sivale Apucarana foi tema de case apresentado durante o evento

clique para ampliarApresentação de cases durante o encontro irá inspirar novas ações para os sindicatos (Foto: Agência Fiep)

O Encontro Anual dos Sindicatos 2014 - VI Jornada de Especialização em Gestão Sindical - discutiu ideias e soluções que podem ser aplicadas nas entidades sindicais com o objetivo de aumentar o associativismo, melhorar o atendimento aos associados, incrementar a gestão sindical e, consequentemente, fortalecer o setor industrial paranaense. Com o tema “Ideias para inovar, exemplos para se inspirar”, o encontro contou com uma programação especial de palestras, apresentação de cases e dinâmicas em grupo.

O evento, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro no Sesc Caiobá, teve a presença de 77 sindicatos, totalizando 119 participantes. A abertura contou com a participação do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; do diretor do Senai Paraná, Marco Secco; e do superintendente do Sesi Paraná e do IEL, José Antonio Fares. Representantes das federações das indústrias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do presidente da Fecomércio, Darci Piana, também estiveram no encontro.

O gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Bueno, destacou a apresentação de cases dentro programação do encontro. De acordo com ele, os relatos de iniciativas que deram certo estimulam os demais executivos a investir ainda mais na gestão sindical. “Procuramos levar os ensinamentos para uma gestão, mas não significa simplesmente que fazer uma gestão possa proporcionar aquilo que se busca, que é o associativismo e a sustentabilidade financeira do sindicato. Estes dois ingredientes fazem com que tenhamos uma entidade fortalecida, juntamente com pessoas capazes e com vontade de crescer”, avaliou.

Para Patrícia de Macedo Papa, secretária-executiva do Sivale Apucarana, relatou que a participação no encontro foi bastante produtiva. “O tema foi a inovação. Aprendemos muito com os cases e testemunhos e certamente o evento é uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas ações em benefício dos nossos associados”.

Cases

O Sivale Apucarana foi um dos sindicatos escolhidos para apresentação de case durante o encontro. A Fiep convidou a secretária-executiva do sindicato para mostrar as ações que fortalecem a indústria do vestuário no norte do Paraná.

Para manter as empresas que já estavam associadas, o sindicato fez uma pesquisa de satisfação e expectativas em 2012. Além disso, as indústrias que ainda não estavam ligadas ao Sivale foram abordadas por Patrícia em visitas e reuniões. “A partir da pesquisa de avaliação, entendemos para onde ir e como fazer”, contou.

Um dos destaques do Sivale Apucarana foi a criação de grupo de RH para atender às demandas trabalhistas, que são discutidas em conjunto. “No mês de novembro fizemos uma visita à Attack Audio System, uma empresa de Apucarana que é modelo em gestão de pessoas para apresentar novas experiências para as indústrias associadas”, comentou a secretária-executiva.

Patrícia também falou sobre as atividades do Laboratório de Criação de Moda (Lacrimo), desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instalada na cidade, que leva para as indústria as tendências do setor. Apenas em 2014, o Lacrimo já realizou oito encontros.

A parceria com as universidades é outro fator que beneficia os associados do Sivale. Os industriais filiados ao sindicato recebem desconto nas universidades da cidade para cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, o Sivale Apucarana promove uma diversidade de capacitações para melhorar o desempenho dos associados em diversas áreas, como gestão, recursos humanos e treinamentos específicos no segmento da moda.

Milton Bueno, gerente da Central de Relacionamento com os Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, elogiou as iniciativas do Sivale Apucarana. “Em tão pouco tempo, temos realizações maravilhosas como estas. Vocês são um exemplo de garra e determinação”, disse.

Outro case paranaense mostrado aos participantes foi o Sindimetal Londrina, que aumentou em 500% o número de associados a partir de um trabalho específico para contados com indústrias do setor e associados. Duas horas por dia são dedicadas para conversar com as empresas.

O Sindibebidas de Minas Gerais também apresentou um case que demonstrou o aumentou do número de associados. A estratégia dos mineiros foi focar nas pequenas cachaçarias, que trabalhavam em grande parte na informalidade. Após um grande esforço, o sindicato estabeleceu parcerias e conseguiu reduzir tributos para estas empresas, que só podem ser beneficiadas caso sejam associadas ao sindicato.

Os executivos dos sindicatos também conferiram durante o encontro sobre os empecilhos que impedem o avanço da inovação, incluindo a alta carga tributária e a burocracia. A coordenadora de arrecadação da Fiep, Débora Negrello, mostrou aos participantes o Sistema Integrado da Gestão da Arrecadação (Siga) e o Business Inteligence (BI), ferramentas de inovação em processos. Entre os benefícios está a eficiência da arrecadação de contribuições sindicais com acesso online.

Lacrimo realiza encontro com o tema criatividadeIndustriais cobram ações do governo federal para retomada do setor e estabilidade da economia