SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Participantes do Lacrimo desenvolvem novos produtos

Estilistas de Apucarana detalharam processos de criação em apresentação das coleções durante o evento

clique para ampliar>clique para ampliarEncontro apresentou novos modelos de diversos segmentos da moda: jeans, moda teen, vestidos de festas, bolsas e sacolas (Foto: Freeimages)

O 6º Encontro Lacrimo - grupo de estilistas, modelistas e profissionais que atuam no desenvolvimento de produtos - movimentou a indústria de confecção de Apucarana e região. O evento foi promovido em outubro. Na oportunidade, os participantes apresentaram cada detalhe de todas as etapas do processo produtivo no universo da moda: pesquisa, criação, perfil dos consumidores e escolha dos fornecedores.

O presidente do Sivale Apucarana, Jayme Leonel, destaca a diversidade da produção apresentada durante o 6º Encontro Lacrimo. “Tivemos acesso a novos modelos dos segmentos jeans, moda teen, vestidos de festas, uniformes, bonés, sacolas e bolsas”, comenta. Ele acrescenta que todos os participantes do grupo são de Apucarana. “A maioria trabalha com representantes. Outras indústrias fornecem para grandes magazines, como Riachuelo e Renner, e algumas atuam em um nicho específico de mercado”, afirma Leonel.

A maioria dos integrantes do Lacrimo se inspirou em sites de moda, além de revistas e blogs para a criação dos novos modelos. Jussara Petine, da Surf Girl, que produz moda teen, conta que também faz pesquisas in loco durante viagens para a Europa e para China, que estão no calendário anual da indústria. “Aproveitamos a viagem para a China para pesquisar. Lá encontramos tudo, inclusive o que é feito na Europa”, salienta.

Balanço positivo

O objetivo dos encontros, segundo Jayme Leonel, é aproximar os profissionais e criar um networking para promover troca de experiências. O Lacrimo foi fundado há cinco meses e já realizou várias ações como, caravana para Oficina de Moda, em Curitiba; sorteio de uma entrada para o SPFW; e promoção de três palestras sobre tendências, panorama da economia brasileira e relacionamentos interpessoais.

A próxima atividade do grupo já tem data marcada. No dia 4 de novembro, os integrantes do Lacrimo participam de caravana para o Premier Vision, em São Paulo. As experiências acumuladas no evento poderão ser conferidas no próximo boletim do Sivale Apucarana. Não perca!

Palestra ensina indústrias de confecções a cumprirem principais NRsSivale Apucarana promove palestra sobre aplicação correta de etiquetas