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Profissionais da indústria têxtil participaram, no fim de setembro, da palestra “Mercado, Oportunidade e Desafios”, ministrada por Marcelo Prado, por meio de videoconferência. Na ocasião, ele falou sobre o novo perfil dos consumidores, que ganharam mais poder de compra em virtude da ampliação do crédito nas redes de varejo. Além disso, as pessoas querem usar o que está na moda para alcançar status social.
Diante desse cenário, as lojas de departamento estão dominando o mercado de confecções ao realizar parcerias com designers renomados e lançar novas coleções a cada mês. As classes mais baixas estão mais exigentes e não se importam em pagar um pouco mais por produtos que estão na moda e impulsionam as vendas nas lojas de departamentos.
Esse é o grande desafio das pequenas indústrias, na opinião de Jussara Pastine, da indústria Globexpress, de Apucarana. “As grandes magazines investem no conceito de fast fashion e lançam até 12 coleções por ano. As pequenas indústrias não conseguem seguir o mesmo ritmo, tanto nas lojas de multimarcas quanto nos atacados. Os representantes não conseguem fazer viagens com frequência para tirar os pedidos. Além disso, o custo da logística para a entrega dos produtos é alto. E, para driblar esses fatores, as pequenas indústrias precisam usar a criatividade, que é o ponto forte dos brasileiros”, argumenta.
Para sobreviver ao “ataque” das lojas de departamentos, a dica é se destacar no mercado investindo em nichos específicos, ou seja, buscando a segmentação e um público alvo bem definido. A palestra mostrou que as indústrias de pequeno porte precisam desenvolver suas marcas para torná-las conhecidas e desejadas. “A palestra foi motivadora. É importante ouvir um discurso motivador para amenizar as perspectivas pessimistas”, afirma Jussara.