SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Palestra discute mercado, oportunidades e desafios para o setor do vestuário

Evento mostrou que as indústrias de pequeno porte devem investir no fortalecimento da marca para ganhar posicionamento no mercado

clique para ampliar>clique para ampliarLojas de departamento investem no conceito de fast fashion e pequenas indústrias precisam usar criatividade para driblar a concorrência (Foto: Freeimages)

Profissionais da indústria têxtil participaram, no fim de setembro, da palestra “Mercado, Oportunidade e Desafios”, ministrada por Marcelo Prado, por meio de videoconferência. Na ocasião, ele falou sobre o novo perfil dos consumidores, que ganharam mais poder de compra em virtude da ampliação do crédito nas redes de varejo. Além disso, as pessoas querem usar o que está na moda para alcançar status social.

Diante desse cenário, as lojas de departamento estão dominando o mercado de confecções ao realizar parcerias com designers renomados e lançar novas coleções a cada mês. As classes mais baixas estão mais exigentes e não se importam em pagar um pouco mais por produtos que estão na moda e impulsionam as vendas nas lojas de departamentos.

Esse é o grande desafio das pequenas indústrias, na opinião de Jussara Pastine, da indústria Globexpress, de Apucarana. “As grandes magazines investem no conceito de fast fashion e lançam até 12 coleções por ano. As pequenas indústrias não conseguem seguir o mesmo ritmo, tanto nas lojas de multimarcas quanto nos atacados. Os representantes não conseguem fazer viagens com frequência para tirar os pedidos. Além disso, o custo da logística para a entrega dos produtos é alto. E, para driblar esses fatores, as pequenas indústrias precisam usar a criatividade, que é o ponto forte dos brasileiros”, argumenta.

Para sobreviver ao “ataque” das lojas de departamentos, a dica é se destacar no mercado investindo em nichos específicos, ou seja, buscando a segmentação e um público alvo bem definido. A palestra mostrou que as indústrias de pequeno porte precisam desenvolver suas marcas para torná-las conhecidas e desejadas. “A palestra foi motivadora. É importante ouvir um discurso motivador para amenizar as perspectivas pessimistas”, afirma Jussara.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Profissionais de Apucarana e região participam de curso de modelagem computadorizadaSivale Apucarana realiza treinamento sobre Gestão de Conflitos