SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Empresários de Jandaia do Sul participam de projeto sobre gerenciamento de resíduos

Lei municipal prevê destinação correta dos resíduos a partir do mês de agosto

No Brasil, a destinação incorreta dos resíduos é uma das principais causas de problemas ambientais. Em Jandaia do Sul, no Paraná, a partir do próximo mês de agosto, uma lei municipal irá regulamentar a destinação correta de resíduos gerados pelas empresas, bem como a adoção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

A primeira reunião no município foi realizada com as indústrias de confecções no último dia 17 de junho, para auxiliar as empresas a se ajustarem à legislação. As ações prioritárias serão realizadas ainda em 2014, como a regularização das empresas no que diz respeito à legislação ambiental, verificação da documentação necessária para que as indústrias cumpram a lei, apresentação de alternativas para a destinação correta dos resíduos e capacitação dos colaboradores e empresários, entre outras.

Subsídio

A adaptação à legislação pode gerar dúvidas e as indústrias de Jandaia podem contar com alguns serviços de consultoria. O Sebrae/PR, por exemplo, dispõe de orientação e inclusive aporte financeiro para ajudar todas as indústrias a cumprirem a legislação. As oito primeiras empresas que procurarem a consultoria da entidade terão subsídio de 80% por meio do Sebraetec - uma solução do Sebrae que promove o acesso subsidiado a serviços relacionados à inovação e à tecnologia. A proposta é contribuir com melhorias de processos nos produtos e serviços nos negócios de pequeno porte. As demais empresas irão receber subsídio de 50% para a execução do PGRS.

Indústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalhoSenai forma nova turma de costureiros industriais