SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Indústrias associadas ao Sivale Apucarana participam de projeto para melhorar a sustentabilidade

Projeto do Sesi Nacional e do BID teve início no último mês de maio e terá duração de um ano; indústrias de Curitiba, Maringá, Francisco Beltrão e Apucarana serão contempladas pela iniciativa

clique para ampliar>clique para ampliarIndústrias associadas ao Sivale Apucarana participam de projeto do Sesi e do BID para aumentar a competitividade (Foto: Freeimages)

A sustentabilidade deixou de ser uma “palavra da moda” e se tornou uma “palavra de ordem” nas empresas, independente do porte. Atento a essa realidade, o Sesi Departamento Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem em parceria um projeto na área de Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas.

Sete Departamentos Regionais do Sesi, entre eles o Sesi Paraná, participam da iniciativa. No estado, indústrias de Curitiba (Sindemcap e Sinduscon), Maringá (Sindvest), Apucarana (Sivale Apucarana) e Francisco Beltrão (Sinvespar) estão inscritas no Projeto, que teve início no último mês de maio e terá a duração de um ano.

O objetivo do projeto é melhorar o desempenho das micro e pequenas empresas, tornando-as mais competitivas, por meio da inserção de práticas de gestão considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Uma ferramenta foi desenvolvida, juntamente com a Fundação Dom Cabral, para aplicação de questionários nas indústrias participantes. Os resultados priorizados apontaram cinco indicadores em cada um dos Sindicatos que serão trabalhados com as empresas por meio de workshops e consultorias individualizadas.

A Boneleska, que fabrica bonés em Apucarana, é uma das dez indústrias que participam do projeto no Sivale Apucarana. Segundo Daniele Aparecida de Lima, gerente administrativa da empresa, a expectativa é boa. “Teremos workshops em grupo e consultorias individuais, para colocar os conteúdos em prática”, diz. Ela acrescenta que a sustentabilidade é uma tendência. “As empresas que quiserem crescer e atender grandes clientes precisam investir em práticas sustentáveis”, complementa.

O projeto será desenvolvido até maio de 2015. No final das atividades, haverá a aplicação de um questionário para reavaliação e medição dos efeitos nas indústrias dos quesitos discutidos durante o processo.

Cursos contribuem com formação de mão de obra para indústria têxtilJayme Leonel toma posse no próximo dia 2 de julho