SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Palavra da Presidente

Presidente do Sivale, Maria Abigail Fortuna faz um balanço sobre as ações do sindicato ao longo de 2013 e fala sobre suas expectativas para 2014. Entre as ações de 2013 ela destaca a caravana com 15 empresários associados para a Tecnotêxtil Brasil 2013, em São Paulo

Quais foram as principais ações do sindicato em 2013 que merecem ser lembradas aos associados?

Entre tantas ações, destaco a caravana que fizemos com 15 empresários associados para a Tecnotêxtil Brasil 2013, em São Paulo. Essa é a maior feira de maquinários de alta tecnologia.

Também vale lembrar da abertura do Laboratório de Criação de Moda. O Sivale adquiriu acesso a um site de moda e contratou uma consultora especializada em indicações de ferramentas para elaboração e criação de novas coleções. Foram 10h de consultoria.

Em 2013, também atendemos 10 empresas que enviaram estilistas, modelistas e responsáveis pela criação de produtos para participarem deste laboratório. Em 2014, essa ação continua.

Tivemos ainda a entrega de ofício de reivindicações em Brasília. Juntamente com empresários do setor, estive na capital federal no mês de junho entregando um pedido  para que fosse aumentado o valor de entrada de bonés importados no país. Agora esperamos conquistar esse grande benefício para as indústrias de Apucarana e região.

Em dezembro, tivemos também o curso de operador e programador de bordado, promovido pelo Sivale, em parceria com o Senai. Esse curso profissionalizante visa suprir a carência de mão de obra do setor.

Além disso, desde 2012 o Sivale vem aumentando seu número de associados. Em 2013 houve um aumento de 60% no quadro associativo e nossa meta é crescer 80% em 2014.

Em 2013, como você avalia que foi a produção do setor, no Paraná, em relação ao Brasil e ao mundo?
Devido à escassez de mão de obra, o avanço no setor não foi como esperado. A maioria das nossas empresas é de produtos promocionais e elas sofrem com a concorrência que coloca os preços lá embaixo. Com isso, há uma desvalorização do produto. Por isso, o Sivale e o Sebrae incentivam as empresas a trabalhar com marca própria. A maioria delas tem produtos de ótima qualidade e pode gerar produtos com uma maior margem de valor agregado, favorecendo o crescimento e expansão das empresas.

2014 será ano eleitoral e de Copa do Mundo. Como isso vai impactar o setor de vestuário?
Temos possibilidades de fechar contratos grandes para a produção de produtos para a Copa 2014. Inclusive em 2013 já temos empresas confeccionando estes produtos. Dessa forma, creio que teremos um impacto positivo.

Quais serão as principais ações do sindicato para 2014? O que podemos adiantar para os associados?
Posso destacar, entre as principais, a continuação do Laboratório de Criação de Moda; as caravanas para feiras e exposições; o Road Show em Recife e Brasília; cursos para recursos humanos; um minicurso de modelagem; curso de operador e programador de bordado, entre outros cursos de capacitação em parceria com o Sesi e o Sebrae.

Bonelli Bonés fecha ano com bons resultadosMensagem de fim de ano