SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Novos talentos da moda são premiados

Realizado em parceria com a Academia Gustavo Borges, o desafio deste ano propôs a elaboração de um maiô; o ex-atleta foi um dos jurados do evento

clique para ampliar>clique para ampliarGustavo Gorges posa com a vencedora do concurso Desafio Passarela Senai. (Foto: Mauro Frasson)

No início de outubro, o público conheceu a vencedora da 8ª edição do Desafio Passarela Senai. Tatiane Fagundes, aluna do segundo período do curso Tecnólogo em Design de Moda, foi a grande vencedora do desafio, que este ano teve como tema “Do desenho à piscina, antes que o tempo acabe”. Cerca de 120 alunos participaram do desafio, cuja prova foi elaborar um maiô feminino para praticantes da natação e amantes do esporte.

O maiô elaborado por Tatiane foi pensado para atender três funções: estética, simbólica e prática. Modelado para destacar a silhueta feminina, o maiô foi inspirado no movimento da água e nas hastes de uma estrela, simbolizando a vitória. Tatiane ainda utilizou na modelagem o princípio de Bernoulli, através de viés formando linhas aerodinâmicas que, na teoria, aumentariam a velocidade do nadador na água.

Para Tatiane, vencer o Desafio impulsionará sua carreira. “Já trabalho com estampas e tenho muita vontade de crescer junto com uma marca. Ter vencido o Desafio Passarela será uma porta de entrada para isso”, conta a campeã. O evento de premiação aconteceu no Campus da Indústria, reunindo as peças produzidas pelas cinco finalistas e suas equipes num desfile produzido por Rodrigo Orizzi.

Além de Tatiane, Pholianna Montibeller, Isabele Pariz, Debora Altini e Thais Iensen contaram com o apoio de um colega, chamado de “anjo”, e um técnico de ensino do Senai.  Durante a noite também foi premiada a modelo destaque. A vencedora foi Gabrieli Lorine, da Joy Model Management.

A edição deste ano contou com a parceria da Academia Gustavo Borges. As cinco finalistas que, durante dois dias, competiram no desenvolvimento, montagem e apresentação do look, serão contratadas pela Academia para desenvolver, em parceria, uma coleção exclusiva, que será comercializada pela rede em todo o país. O ex-atleta, que conquistou um total de quatro medalhas em três edições dos Jogos Olímpicos – Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sidney (2000) –, foi um dos jurados da prova.

Segundo Gustavo Borges, esporte e moda estão intimamente relacionados. “A moda está muito presente no esporte, com seu design pensado para atender as necessidades dos atletas. A história dos dois temas se confunde, é indissociável”, explica. “O trabalho realizado pelas meninas foi fantástico, é perceptível toda a dedicação empregada. Poder participar de um evento como esse, que estimula os novos estilistas, é muito gratificante. Estou muito feliz em estar aqui”, finaliza.

Já reconhecido como uma vitrine de novos talentos da moda paranaense, o Desafio Passarela tem como objetivo estimular o desempenho e a destreza manual dos alunos no desenvolvimento de uma tarefa com espaço de tempo reduzido. Inspirado no “Project Runway”, reality show norte-americano, uma prova diferente é realizada a cada edição, para que desta forma sejam contemplados os diversos segmentos da moda. O Desafio Passarela deste ano contou com o apoio da Academia Gustavo Borges, Fábrica do Silk Estamparia, Semana D, Sinditêxtil, P Verso, Canalli, Joy Model Management, Novo Louvre, Perseke, Lupi Design, Chocolateria, Bubble, Juliana Moriya e Livraria Vertov.

Sivale oferece capacitação em Corel DrawLiderança é tema da Jornada de Especialização dos Sindicatos