SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Apucarana sedia Fórum de Inovação do Vestuário

Evento vai debater o Corredor da Moda na região norte do Paraná, apresentar inovações e histórias de negócios que podem gerar mais lucro aos empresários

clique para ampliar>clique para ampliarFórum de Inovação do Setor de Vestuário tem entrada gratuita ao público. (Foto: Divulgação)

Apucarana será o centro da moda paranaense neste mês com um encontro que visa apresentar ao empresariado local histórias de sucesso e inovações para o setor. O Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sivale) promove o 1º Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário, evento que será realizado entre os dias 21 e 25. As palestras acontecerão nos auditórios da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e do Colégio Nossa Senhora da Glória.

“O Fórum nasceu de uma discussão de planejamento estratégico para nosso setor, assessoria que contou com o apoio da Fiep. Identificamos a necessidade de proporcionar maior informação aos associados e, com apoio de outros órgãos, convergimos para esse encontro”, explicou a presidente do Sivale, Maria Abigail Fortuna.

O encontro é voltado aos gerentes, empresários e líderes de micro e pequenas empresas. Estão programados workshops com os temas: Inovação e Sustentabilidade para Micro e Pequenas Empresas, Como avaliar se sua ideia é um bom negócio, Como você pode inovar na sua empresa.

O Fórum também vai tratar sobre o Corredor da Moda, região que abrange mais de 50 municípios entre Cianorte e Londrina, com palestras dos presidentes dos sindicatos dos vestuários de Maringá (Sindvest), Cássio Murilo de Almeida, e de Apucarana (Sivale), Maria Abigail Fortuna. Luciana Bechara, presidente do Sindicato do Vestuário de Curitiba, vai apresentar o case de sucesso da empresa Be Little. A indústria especializada em confecção infantil começou a funcionar no quintal de uma casa em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e em 13 anos passou a ter produtos comercializados em 20 estados e conta com cerca de 500 lojistas e representantes.

O público também poderá conhecer um pouco mais da camisaria catarinense Dudalina. A indústria, fundada em 1957 em Luis Alves (SC), conta hoje com seis fábricas e 73 lojas próprias no Brasil. Desde 2009, a empresa registra crescimento anual de 30% e hoje é considerada a maior confecção de camisas da América Latina. O diretor de varejo da Dudalina, Rui Leopoldo Hess, é mais um dos palestrantes do Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário.

Para encerrar o encontro estão programados os workshops dos estilistas Maurício Medeiros e Larissa Ortiz, membros da Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Eles vão falar sobre inovação, criatividade, moda e posicionamento de mercado. “A inovação está presente em empresas de todos os setores indistintamente e, no vestuário, não é diferente. As empresas fabricantes de vestuário têm dificuldade de se apropriar das inovações e de torná-las comercializáveis devido à distância entre a fábrica e o consumidor. As informações se perdem pelo caminho e não se tornam objeto estratégico da empresa”, explicou o consultor do Sebrae, José Henrique Martins.

“Discutir inovação no nosso setor é fundamental porque a moda é dinâmica. O empresário tem que observar tudo que sai no mercado e acompanhar os temas mais variados. Nossa intenção com o Fórum é organizar isso e estruturar mais essas ideias”, frisou a presidente do Sivale, Maria Abigail Fortuna.

O Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário é gratuito e ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro. O evento é uma realização do Sivale, do APL de Bonés, da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia) e da Prefeitura de Apucarana. Os patrocínios são da Fiep, do Sebrae e da UTFPR.

21/10 – Workshop
Inovação e sustentabilidade das micro e pequenas empresas
Silvio Barros - consultor

22/10 – Workshop
Como avaliar se sua ideia é um bom negócio?
Karine Ribas e Flávia Schimitt – consultoras Sebrae

23/10 – Workshop
Como você pode inovar sua empresa?
Karine Ribas e Flávia Schimitt – consultoras Sebrae
Auditório UTFPR, 13h

23/10 – Workshop
Inovação no setor de saúde