SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Empresários da confecção conferem seminário sobre crédito e capital de giro

Iniciativa apresentou taxas a partir de 3% ao ano para compra de equipamentos

clique para ampliar clique para ampliarSeminário divulgou linhas de investimento para confecção (Foto: Divulgação)

O I Seminário de Crédito e Capital de Giro, promovido pelo Sivale em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), foi realizado no dia 15 de março. O evento contou com a participação de cerca de 30 empresários, que conferiram as linhas de investimentos específicas para o setor e que estão à disposição deles.

A presidente do Sivale, Maria Agibail Fortuna, explica que foi uma oportunidade de as empresas conhecerem algumas novidades, além de discutirem com o banco as dificuldades encontradas na hora de conseguir recursos. “Temos linhas interessantes, com taxas a partir de 3% ao ano para compra de equipamentos, enquanto no mercado vemos linhas de 1% ao mês”, explica.

Segundo ela, uma das principais dúvidas dos empresários era como ter acesso a estes recursos. “Nesse ponto o seminário também foi muito importante”, conclui Maria.

O presidente da ACIA, Jayme Leonel, é empresário do ramo de confecções. “Com essa iniciativa, além de conhecer as linhas possíveis para o setor, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como adiantar recebimentos ou créditos pelo processo de importação e exportação”, diz.

Linhas apresentadas:

Proger - indicada para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos. Taxa: TJLP + taxas.

Cartão BNDES - limite de R$ 1 milhão. Prazo de 3 a 48 meses para pagar.

Finame - indicado para aquisição de máquinas e equipamentos com índice de nacionalização de até 60%. Taxa de 3% ao ano, até dois anos de carência, juros trimestrais e prazo de pagamento de até 120 meses.

BNDS automático - indicado para obras civis, ampliação ou construção de empresa. Taxa de 5% ao ano + sobretaxa. Prazo: até 10 anos.

BB Crédito Empresa - para compra de veículos, máquinas e equipamentos com nacionalização superior a 60%. Também para informática e material de construção. Prazo: até 60 meses. Taxas: a partir de 0,24% ao mês. Não exige código Finame, por isso, é possível comprar máquinas e equipamentos usados, nacionais ou importados.

Capital de Giro Progeren - sem IOF, com prazo de 36 meses e empréstimo de até 20% do declarado no último exercício.

Comex - para antecipação em reais de produtos exportados com modalidade pré e pós embarque. Taxas de 5% ao ano. Prazo: 360 dias para liquidação da operação.

Proex - creditada diretamente na conta do cliente sem fechamento de câmbio. Não é exigido limite de crédito. A taxa para o importador é de 0.7% ao ano. O exportador recebe à vista. O importador paga em até 120 dias.

Mais informações podem ser obtidas com o Sivale pelo telefone (43) 3422-0930.

Sivale realiza reunião para associadosProjeto BID inicia segunda etapa