SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Famec pode auxiliar empresas com capacitação

Faculdade da Indústria busca solucionar necessidades do setor de confecção

clique para ampliar clique para ampliarEncontro foi resultado das demandas apuradas pelos empresários que visam à melhoria das empresas do segmento (Foto: Sivale)

Com o propósito de desenvolver ações que atendam às demandas apresentadas pelas empresas, professores da Famec (Faculdade da Indústria), da Fiep, estiveram reunidos com mais de 30 empresários do setor de confecção de Apucarana. O encontro, que foi realizado no Sivale, teve como objetivo aprimorar os conhecimentos para formatação de possíveis cursos de capacitação, sobretudo para empresas do polo de bonés.

O diretor do Sivale, Marcelo Gabardo, explica que o sindicato realizou uma pesquisa com as empresas do arranjo produtivo para saber as principais necessidades das entidades. "Com as respostas, o Sivale solicitou ajuda à Fiep, que nos enviou os professores para discutirmos o que pode ser feito", afirma.

Participaram os professores Carlos Augusto Gonzales e Marcelo Van Vessen Junior, que analisaram o questionário do sindicato respondido pelas empresas. "Entre os pontos levantados surgiu a necessidade de capacitação para encarregados em todos os níveis do setor produtivo e na área de gestão de pessoas, vendas e marketing", declara o professor Carlos.

Durante o encontro, os professores da Famec aproveitaram para visitar algumas empresas. "Temos que conhecer a realidade in loco para entender melhor a problemática. Só depois apresentaremos soluções adaptadas para a realidade do setor", ressalta o professor Marcelo.

Aperfeiçoamento - Para o diretor do Sivale, este trabalho atende a uma reinvindicação da indústria de confecção. "Estamos passando por um momento financeiramente complicado no setor. Os motivos vão desde carga tributária elevada, até concorrência desleal com produtos importados. Porém, o empresário de Apucarana tem que buscar soluções para sobreviver no mercado", declara.

Com o que foi abordado no encontro, o próximo passo da Faculdade da Indústria é elaborar módulos que se ajustem nas propostas dos empresários. Após aprovação dos módulos os cursos começam a ser ofertados.

Projeto visa desenvolvimento do setor do vestuárioSivale assina termo de compromisso para logística reversa