SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sipcep inaugura Centro de Formação de Mão de Obra com curso avançado do chef espanhol Javier Vara

Primeiro curso da instituição tratou de pães de fermentação lenta, produtos que são mais comuns na Europa, mas que ainda não são tão conhecidos no Brasil e que podem se tornar opções valorizadas nas padarias paranaenses

clique para ampliarJavier Bara durante aula prática do primeiro curso do Centro de Formação em Panificação do Sipcep (Foto: Divulgação)

O Sipcep inaugurou oficialmente no dia 30 de maio o Centro de Formação de Mão de Obra do Sindicato. Na data, começou o primeiro curso oferecido pela instituição que ensina a fabricação e características do Pão de Fermentação Lenta. A capacitação, realizada com aulas práticas em quatro módulos, é comandada pelo especialista em panificação artesanal e industrial, Javier Vara.

O chef espanhol abriu o curso apresentando os tipos de trigo disponíveis e outras matérias-primas que constituem a base da produção do pão. Na parte prática, ele ensina como fabricar pães usando 100% da farinha de trigo integral, com receitas variadas com centeio e ervas provençais, além de matérias-primas locais, como o pinhão.

Na programação constam também técnicas para produção de pão ciabatta com variações de tomate seco e azeitona e outras tradicionais usadas nas regiões de Piemonte e Toscana, na Itália, e regiões da França – e técnicas para o chamado pão brasileiro, com características locais.

O presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, comenta que o curso é o primeiro de uma série prevista para os próximos meses. "Nossa meta é oferecer o mínimo de um curso por mês, assim no primeiro ano teremos uma boa soma de profissionais capacitados para o setor", avalia. O sindicato conta com as parcerias da Fiep e do Moinho Guth para o projeto, além de diversas empresas que já manifestaram o interesse em apoiar a iniciativa pioneira.

Centro de Formação

O Centro de Formação de Mão de Obra do Sipcep está instalado na sede do sindicato e conta com todos os equipamentos necessários para a produção de uma panificadora. A iniciativa é inédita no Paraná e uma das pioneiras do país. O principal objetivo é contribuir para melhorar a qualidade dos produtos oferecidos hoje nas padarias do estado.

“Nossa intenção é realmente formar mão de obra com qualificação e ajudar as empresas a resolver um dos maiores problemas do nosso setor”, afirma Borgmann.

Leia nesta edição entrevista com Javier Vara.

"O futuro do pão está nas origens", afirma especialista internacional do setorInscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julho