SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Situação econômica afeta produção de panetones nas panificadoras

Empresários adequaram os trabalhos conforme as demandas dos consumidores no período de fim de ano

Os industriais do setor de panificação e confeitaria se prepararam para a produção de fim de ano, com o objetivo de oferecer produtos especializados aos consumidores. No entanto, os empresários fizeram adaptações para adequar a produção à realidade da demanda dos clientes em um cenário de crise econômica. Com os consumidores gastando menos, a procura por produtos mais elaborados também caiu, e o panetone se enquadra neste contexto.

“A produção de panetones está bem lenta, abaixo dos anos anteriores, por um conjunto de fatores. A crise está segurando o poder de compra da população e afeta as vendas. Tomara que possa melhorar próximo do Natal”, comenta o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.

A Brioche, por exemplo, fez adequações na produção de panetone conforme as demandas dos clientes. Em anos anteriores, a venda começava em setembro e crescia nos meses seguintes, com uma procura bastante intensa por parte dos consumidores. “Está ocorrendo menos interesse por parte do consumidor. Antes, já começava a vender a partir de setembro, com até duas fornadas por semana. Em no máximo sete dias, eu conseguia dar vazão. Agora está chegando a 10 dias. E fazemos as fornadas conforme a demanda”, afirma Jefferson Miara, proprietário da Brioche. Ele releva que outro indicativo deste cenário é a oferta menor de panetones por parte das importadoras.

Já Valmir Maiochi, da Panificadora Jocasta, adotou uma medida mais incisiva e decidiu não produzir panetones em 2015. “Nosso produto é de qualidade e fico sem preço para competir com os produtos ruins que são colocados no mercado. Se houver pedidos para encomenda, faremos. Mas neste ano mesmo farei uma fornada apenas para a família e os amigos”, conta.

Na Padaria América, a produção de stolen está próxima da média realizada nos últimos anos, mas existe a expectativa de diminuir a produção geral dos produtos natalinos por conta da procura abaixo do normal. “Estamos preparados porque não serão todos os produtos que terão as mesmas demandas. Somente a produção de stolen deve ser normal, próxima à do ano passado. Tivemos o aumento no custo de matérias-primas, como no caso da castanha, que impacta muito no preço final e não temos como manter os preços tão atrativos”, avaliou Eduardo Engelhardt, que administra a Padaria América.

De acordo com ele, os clientes já estão levando produtos natalinos, “mas não sei se vai se concretizar um aumento de vendas até próximo do Natal”.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Normas para revenda de produtos em curso com integrantes do IpemCartão Viva+ estende benefícios aos trabalhadores da indústria