SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Associados participam do curso "Como evitar problemas trabalhistas"

Capacitação foi realizada na sede do Sipcep, no mês de outubro

clique para ampliarclique para ampliarConsultora ressaltou a importância sobre o conhecimento da legislação trabalhista (Foto: Divulgação)

Empresários e gestores do setor de panificação receberam informações qualificadas sobre legislação do trabalho no curso “Como evitar problemas trabalhistas”, realizado na sede do Sipcep por meio de uma parceria com a Fiep. A entidade atua, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), pelo qual são realizadas capacitações direcionadas às demandas dos industriais.

A consultora Maria Celeste Barroso foi a responsável por ministrar o curso. Ela fez uma série de alertas aos participantes para que as empresas evitem serem alvos de ações trabalhistas. A prevenção passa por um maior conhecimento da legislação vigente e boas práticas na rotina da atividade. Ela salientou que a falta de assistência jurídica, especialmente nas empresas de pequeno porte, e o fato de muitos empresários ficarem focados somente na produção podem contribuir para este cenário de desatualização quanto à lei trabalhista e suas novidades.

“As ações trabalhistas geram impactos de ordem moral e financeira, podendo gerar grandes dificuldades para o caixa das empresas. Por isto, a prevenção, com processos de gestão corretos, é a melhor coisa a ser feita”, ressaltou a consultora.

O curso foi aprovado pelos industriais e gestores. "Resolvi participar do curso para aprimorar conhecimento nesta área trabalhista. E o curso correspondeu às expectativas. Foi um excelente curso, com uma excelente consultora. Com certeza vamos aplicar os conceitos aprendidos neste curso na empresa", comentou Cristian Ernesto de Azevedo, da panificadora A Primorosa.

"Foi uma experiência muito proveitosa. Pelo menos 80% do que se abordou no curso era novidade para a maioria dos participantes. Com certeza vamos aproveitar todo este conhecimento e já colocar na rotina da empresa. Saber mais sobre a área trabalhista é essencial porque estamos muito expostos. O pouco conhecimento pode fazer com que a empresa pague caro", avaliou Valmir Maiochi, da panificadora Carrossel.

A iniciativa em levar o curso para a sede do Sipcep demonstra a preocupação do sindicato em oferecer oportunidades interessantes aos associados e que beneficiem o setor. “É, sem dúvida, um assunto de grande importância porque a área trabalhista gira muito rápido e temos que acompanhar as novidades”, afirmou o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgamann.

Ação inédita do Sipcep marca comemoração do Dia Mundial do PãoFinal do concurso de sanduíche e poesia com alunos do Colégio Sesi acontece nos dias 24 e 25 de novembro