SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Ação inédita do Sipcep marca comemoração do Dia Mundial do Pão

Campanha contou com participação de 44 panificadoras, que venderam pão francês com desconto de 22,5% para chamar atenção da população sobre o peso do imposto no produto

clique para ampliarclique para ampliarPanificadoras receberam clientes com camisetas e banners da campanha (Foto: Divulgação)

Os consumidores de Curitiba e Região Metropolitana foram impactados diretamente pela campanha “Dia do Pão Sem Imposto”, realizada pelo Sipcep no dia 16 de outubro em comemoração ao Dia Mundial do Pão. A iniciativa contou com a participação de 44 panificadores, que venderam o pão francês com desconto de 22,5%, índice que representa a incidência de impostos sobre o produto.

O objetivo do sindicato era chamar a atenção da população sobre o peso da carga tributária sobre o pão francês, item que compõe a cesta básica e produto essencial na vida dos brasileiros. Para dar suporte às panificadoras que aderiram à campanha, o Sipcep firmou uma parceria com moinhos Guth e Anaconda, que distribuíram 50 quilos de farinha de trigo para cada empresa participante.

O sucesso da campanha pode ser medido pela intensa repercussão na mídia e pelo resultado obtido pelas panificadoras neste dia, com aumento de até 30% nas vendas. Foram registradas filas em alguns estabelecimentos. “Foi muito melhor do que o previsto pelo sindicato. Esperávamos um incremento de 15% nas vendas, mas tivemos o dobro disto. Cumprimos nosso papel e acredito que ações como esta possam ajudar a isentar o pão francês de tributos no futuro”, comentou o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgamann.

A redução pontual no preço do pão francês foi compensada por este aumento nas vendas, não apenas do próprio pãozinho, mas também de outros produtos que foram ofertados especialmente aos clientes. Algumas panificadoras disponibilizaram novas receitas de sanduíches, pães, bolos e doces, atraindo a curiosidade dos consumidores e alavancando as compras.

Entre os exemplos de como a campanha mexeu com as participantes foi a Panificadora Tutti Pães e Doces, no bairro Barreirinha, em Curitiba. A empresa registrou aumento de 30% nas vendas no dia 16 de outubro. “Normalmente, nossa produção chega ao fim do dia com alguma sobra, mas saiu tudo no dia da campanha”, contou o gerente Gilson Trauer Junior. Diferentes associados ao Sipcep relataram vendas de até 50 pães para um único cliente.

Indústrias devem ficar atentas para evitar complicações em uma fase de desligamentosAssociados participam do curso "Como evitar problemas trabalhistas"