SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep articula intercâmbio com entidade alemã e Senai

Durante missão internacional na Alemanha, presidente Vilson Felipe Borgmann iniciou tratativas para a troca de informações sobre tecnologia em panificação

clique para ampliarclique para ampliarNa cidade de Ulm, panificadoras produzem linhas variadas de pães, muitas delas pouco conhecidas no Brasil (Foto: Reprodução / Staib)

Um dos principais resultados da missão internacional na Alemanha, em setembro, foi o início da articulação para o estabelecimento de uma parceria entre o Sipcep e a câmara de comércio do estado de Baden-Württemberg, onde está situada a cidade de Ulm. A região é conhecida como um importante polo de panificação alemão.

Durante a missão, o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, recebeu informações de representantes da entidade sobre a possibilidade de firmar um intercâmbio no setor de panificação. O objetivo é trocar informações, principalmente sobre tecnologia na produção de pães congelados e semiassados. O sistema é um dos destaques das empresas da cadeia de panificação em Ulm. Além disto, a parceria permitiria a realização de visitas técnicas e a capacitação de profissionais em outras áreas e na produção de diferentes tipos de pães.

“Conversamos bastante com o representante da entidade de comércio da região de Ulm e existe o interesse por parte deles em firmar uma parceria neste sentido”, explica Borgmann.

A câmara de comércio já possui um convênio com o Senai Paraná e este vínculo poderia ser estendido para contemplar o setor de panificação, segundo informações prévias obtidas na Alemanha. Por isto, Borgmann vai se reunir em breve com a diretoria do Senai para verificar a viabilidade para um intercâmbio como este.

O Senai Paraná também possui parcerias com outras entidades, incluindo a universidade do estado alemão de Baden-Württemberg e de uma câmara de profissões na cidade de Ulm.

Paranaenses participam da IBA, a maior feira internacional de panificaçãoCurso "Como atender a fiscalização do trabalho?" atrai gestores do setor de panificação