SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep apresenta ações realizadas no primeiro ano da atual gestão

Durante o Jantar do Panificador, presidente Vilson Felipe Borgmann ressaltou a participação do sindicato em importantes mobilizações

clique para ampliarclique para ampliarCapacitações estão entre os destaques das iniciativas do Sipcep no último ano (Foto: Divulgação)

A diretoria do Sipcep apresentou, durante o Jantar do Panificador realizado em julho, as ações realizadas no primeiro ano da atual gestão do sindicato. O presidente Vilson Felipe Borgmann ressaltou a importância da atuação de todos os integrantes deste grupo que está à frente da entidade. “Esta diretoria veio para alcançar uma série de realizações, com novas ideias e com propósitos de trabalho”, comentou Borgmann, enfatizando o número de ações promovidas pelo Sipcep em apenas um ano.

Entre as iniciativas estão as capacitações oferecidas aos industriais, por meio de um seminário de gestão de cafeteria, palestra sobre direitos e obrigações trabalhistas, curso de boas práticas de manipulação de alimentos, palestra sobre o eSocial, workshop Emulzint sobre como agregar valor aos negócios e palestra sobre a política tributária paranaense. Parte das capacitações foram realizadas na nova sede do Sipcep, inaugurada no fim de 2014 e que conta mais com estrutura para atendimento dos associados e atividades do sindicato.

clique para ampliarclique para ampliarBorgmann integrou mobilizações importantes para o setor (Foto: Divulgação)

O Sipcep, no último ano, também participou de uma série de mobilizações para defender os interesses do setor, como no caso na regulamentação dos food trucks em Curitiba, na regulamentação da área de recuo dos estabelecimentos e na campanha para esclarecimentos sobre o glúten. O sindicato também participou da criação da Câmara Setorial do Trigo no Paraná e lançou a cartilha Manual dos Deveres Diários de uma Padaria, que pode ser utilizada pelos associados para treinamento de seus funcionários.

Além disto, o Sipcep participou da elaboração do Plano de Logística Reversa. Outra iniciativa importante foi o início do projeto de Eficiência Energética, que está sendo realizado pelo sindicato em parceria com o Senai Paraná e o Sebrae, pelo qual os panificadores participantes conseguiram subsídios (via Sebraetec) para a realização de consultorias na área.

O sindicato ainda apoia os industriais com a promoção de missões técnicas, como no caso da Fipan, a principal feira do setor de panificação e confeitaria no Brasil, em julho. Já estão programadas as visitas a Congrepan, em agosto, e a IBA, a principal feira de panificação do mundo, em setembro, na Alemanha.

clique para ampliarclique para ampliarDia Mundial do Pão movimentou a Praça Rui Barbosa, em Curitiba (Foto: Divulgação)

A entidade continua cumprindo o seu papel social e cultural ao realizar uma série de ações que envolvem a população. Exemplo disto é a comemoração do Dia Mundial do Pão, quando foram distribuídos 14 mil pães (com a participação de 22 empresas associadas) e arrecadados três mil livros, que foram doados para a composição de bibliotecas. No fim de 2014 também foram promovidas edições do concurso municipal de redação e desenho, em parceria com a prefeitura de Curitiba, e o concurso de sanduíche com os alunos do Colégio Sesi em todo o estado. Os estudantes frequentaram uma oficina de panificação durante o ano letivo. O sindicato promoveu, ainda, mais uma edição do tradicional bolo de aniversário de Curitiba.

Por fim, o Sipcep indicou o empresário Augusto Piegel para o recebimento da Medalha de Honra Industrial da Fiep. O conselho da federação responsável pela premiação acatou o apontamento, destacando a importância do setor de panificação e confeitaria na indústria paranaense ao entregar a honraria ao responsável por uma das marcas mais conhecidas de Curitiba.

Aprender a lidar com normas regulamentadoras pode evitar problemas às indústriasGrupo de panificadores paranaenses participa da IBA, na Alemanha