SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Augusto Piegel recebe Medalha do Mérito Industrial

Industrial foi homenageado durante a Semana da Indústria, promovida em maio pela Fiep

clique para ampliarclique para ampliarAugusto Piegel ao receber a homenagem durante a Semana da Indústria (Foto: Agência Fiep)

O panificador Augusto Piegel, proprietário de uma das padarias mais tradicionais de Curitiba, recebeu a Medalha do Mérito Industrial durante as celebrações da Semana da Indústria, realizada pela Fiep para marcar o Dia da Indústria, em 25 de maio. A homenagem é concedida para industriais que contribuíram para o desenvolvimento de seus setores e do segmento industrial paranaense. A indicação de Piegel para receber a medalha foi feita pelo Sipcep e aceita pela comissão da Fiep responsável pela premiação.

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial foi conduzida pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que recebeu Piegel e o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgamann.

Familiares de Piegel acompanharam a cerimônia. Seu Augusto se emocionou na ocasião e também quando recebeu a notícia de que seria homenageado, ainda mais no momento em que a Piegel completa 100 anos de fundação. “Me emocionei muito quando o Vilson me contou que eu iria receber esta homenagem, justamente quando a Piegel completa seu centenário. Isto torna a ocasião ainda mais especial”, comenta.

O presidente do Sipcep salienta que esta foi uma justa homenagem ao trabalho realizado por seu Augusto. “Esta medalha é um reconhecimento para toda a panificação do Paraná. Um setor que está repleto de grandes empreendedores, que constroem sua história com muito trabalho e dignidade”, avalia Borgamann.

Depois de receber a medalha, Piegel agradeceu ao Sipcep pela indicação. “É uma honra receber essa  medalha no ano em que comemoro o centenário da Piegel. Agradeço ao Vilson Felipe Borgmann pela indicação e à minha esposa, minhas filhas e meus netos, que estão dando início a um novo centenário e carregando com orgulho o nome e a tradição da Piegel”, disse na solenidade.

clique para ampliarclique para ampliarCom seu comando, Augusto Piegel transformou a empresa em uma referência na cidade (Foto: Divulgação / Sipcep)

História

O negócio foi formado pelo avô de Augusto Piegel e posteriormente conduzido pelo seu pai. O envolvimento de Augusto foi crescendo ano após ano, até resolver montar com a esposa uma mercearia, em 1974. Neste período, a Piegel passou a atuar no varejo, além da venda de pães no atacado. As duas modalidades andaram juntas até 1986, quando a empresa ficou apenas no varejo.

À frente da Piegel, seu Augusto transformou a panificadora em um dos endereços mais tradicionais de Curitiba. “Entre num táxi e diga que você quer ir na Piegel. O taxista vai trazer você aqui”, ressalta. A combinação de tradição, qualidade e localização se tornou um diferencial para a empresa, que conquista e fideliza seus clientes todos os dias. “O nome Piegel remete a um produto de qualidade”, lembra seu Augusto.

A Piegel, que possui estrutura administrativa totalmente familiar, envolve atualmente três diferentes gerações: Seu Augusto e a esposa Adilete, as filhas e os netos. Todos trabalham nas empresas que formam o Grupo Piegel: panificadora, confeitaria, Casa Garcia e a loja de presentes. O próximo passo a ser tomado pelo grupo é a criação da Piegel Gastronomia, que contará com a experiência da neta Pérola nesta área. A confeitaria já é administrada pelo neto Edgar.

“A minha meta é passar totalmente o controle dos negócios para as minhas filhas. E eu continuarei acompanhando, mas de uma maneira mais tranquila, sem a responsabilidade do dia a dia”, afirma seu Augusto, aos 75 anos.

Sipcep organiza caravana para a FipanWorkshop "Desafios da Indústria - Soluções do Sistema Fiep" percorre o Paraná