SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Paraná pode ganhar câmara setorial do trigo

Governo estadual e entidades relacionadas com a cultura se reuniram para discutir o assunto

A Secretaria de Estado da Agricultura e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná (Sinditrigo-PR), além de entidades como Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Emater, Iapar, Embrapa, Conab e Ocepar, se reuniram para discutir a criação da Câmara Setorial do Trigo no Estado do Paraná. Esta foi uma demanda apresentada pelo setor industrial, que vê a necessidade da formulação de um grupo como este, pois o Paraná é o maior produtor tritícola do país. O encontro ocorreu no dia 31 de março, em Curitiba.

Atualmente, o Sinditrigo-PR participa da Câmara Setorial das Culturas de Inverno, em Brasília, mas entende que é necessária a criação de uma câmara setorial local para discutir assuntos relativos ao setor de trigo. Segundo o presidente do sindicato, Marcelo Vosnika, o governo estadual recebeu muito bem a iniciativa. “A câmara técnica vai focar as ações e iniciativas das várias entidades que compõem a cadeia produtiva do trigo para uma só direção, criando mais oportunidades para a produção de trigo paranaense”, salientou.

A criação da câmara deverá ser acompanhada de uma agenda anual para abordar temas que afetam a produção, tecnologia, industrialização e comercialização do trigo. De acordo com o Sinditrigo-PR, o parque industrial de trigo no Paraná cresceu cerca de 30% nos últimos cinco anos em função da consolidação da produção e da qualidade do grão para panificação, o grande mercado para o trigo.

Concurso de sanduíche promovido pelo Sipcep e Sesi Paraná completa 10 anosPalestra promovida pelo Sipcep esclarece mudanças no ICMS