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O movimento nas panificadoras de Curitiba tradicionalmente cai durante o mês de janeiro, época de férias e das viagens constantes para o litoral. Este período em que a cidade fica mais vazia pode se estender até o Carnaval ou o fim do verão, dependendo do início das atividades escolares ou dos dias ensolarados e quentes, quando muitos optam pelas praias, principalmente nos fins de semana.
Na Padaria América, por exemplo, o movimento em janeiro cai cerca de 30%. “Neste ano, a queda está um pouco menor. O movimento está mais acentuado em relação a outros anos”, explica Eduardo Henrique Engelhardt, sócio-proprietário da empresa.
De acordo com ele, entre os motivos da queda no movimento em janeiro também está o próprio calor, que não estimula o consumo de produtos mais pesados e massas. “Apesar disto, dificilmente tiramos algum produto de linha, mas diminuímos a quantidade. Outra alternativa é escalonar a produção. Também oferecemos produtos que favorecem o frescor procurado pelos clientes”, conta.
Na Padaria e Confeitaria Jocasta, o movimento cai até 40% entre o fim de dezembro e o período de volta às aulas. A empresa também registrou, no início de 2015, vendas maiores do que na mesma época de 2014, segundo o proprietário Vilmar Januário Antunes. Aos poucos, o movimento vai sendo retomado. “Nesta época, tem as idas para a praia e as férias. Muitas famílias continuam no litoral e apenas retorna para Curitiba quem precisa trabalhar durante a semana. Este é um ciclo natural e que não vai mudar”, avalia.