SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Panificadoras investem em equipamentos modernos

Troca de máquinas visa economia de energia elétrica e maior qualidade na fabricação dos produtos

clique para ampliarclique para ampliarPanificadora Aquarius já sentiu bons resultados com o novo forno (Foto: Joyce Carvalho)

Parte das panificadoras de Curitiba está investindo na aquisição de equipamentos mais modernos para facilitar as suas linhas de produção. Além disto, a troca do maquinário - principalmente de fornos - tem relação direta com a estratégia das empresas de diminuir custos e aumentar a qualidade na fabricação de pães e outros produtos. Os industriais já sentem resultados positivos sobre o desempenho com os novos equipamentos.

Exemplo disto é a Panificadora Aquarius. Há quatro meses, a empresa decidiu pela troca do antigo forno por outro mais moderno, em uma negociação que começou durante a Fespal com um fornecedor. De acordo com Adolfo Ehler, proprietário da Aquarius, o objetivo inicial para a aquisição do forno foi a economia no consumo de energia elétrica. No entanto, a empresa ainda não conseguiu fazer uma real medição para verificar se houve esta economia ou não, pois houve a alta na tarifa de energia e o aumento na demanda de fim de ano, impactando na produção e no consumo de luz para manutenção da loja (como o uso mais intenso do ar condicionado para ambientar a loja e para a conservação dos produtos por conta do tempo mais quente, por exemplo). O controle do consumo de energia do novo forno está sendo avaliado mês a mês.

Apesar disto, a panificadora já tem bons resultados com a instalação do equipamento, principalmente em relação à qualidade da produção. O forno assa os pães em várias temperaturas, permitindo uma maior otimização do trabalho. É possível assar 480 pães de uma vez só, em menos de 20 minutos. A capacidade do forno é usada conforme a necessidade da panificadora.

Uma avaliação positiva também surgiu na Panificadora Mister Pão, de Vilson Felipe Borgmann, presidente do Sipcep. Ele adquiriu um novo forno para atender a demanda da empresa. “A grande diferença até o momento é a fabricação de um produto com maior qualidade. A economia que o forno pode gerar ainda não foi possível mensurar. Mas já vemos um resultado positivo para a troca do equipamento”, avaliou.

Associados podem contar com assistência jurídica especializadaContribuição Sindical tem vencimento em 31 de janeiro