SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Período de festas atrai mais clientes para as panificadoras

Linhas especiais de produtos natalinos chamam atenção e incrementam faturamento

clique para ampliarclique para ampliarPanificadoras investem em linhas especiais de produtos natalinos para atrair clientes e aumentar vendas em dezembro (Foto: Divulgação / Padaria América)

As festas de fim de ano são marcadas por muitas comemorações em família e entre amigos. As reuniões sempre têm o acompanhamento de quitutes deliciosos e produtos natalinos, como panetones, bolos especiais e bolachas confeitadas, entre outros. As panificadoras entram neste ritmo para oferecer diferentes opções que agradem os clientes e ainda aumentem o faturamento, garantindo um rendimento extra no fim do ano.

As panificadoras já estão prontas para atender as demandas dos consumidores, ainda mais diante da representatividade da data para as indústrias. Em média, o movimento em dezembro aumenta entre 10% e 15% na padaria Família Farinha. “Compensa oferecer produtos dentro de uma linha especial para o Natal. O panetone acaba sendo o destaque. A procura aumenta porque é uma data festiva, há muitas comemorações e o panetone tem tudo a ver com este período”, salienta o proprietário Sérgio Augusto Perine.

Para 2014, a Padaria América deve manter a mesma produção feita no fim de 2013, mas está preparada para atender a procura caso ela aumente em dezembro. A empresa faz uma linha especial de Natal, que inclui o stollen e o bolo de figo, que são os carros-chefes desta época. “Iniciamos nossa produção nos primeiros dias de outubro, mas timidamente. A procura inicial é dos clientes que querem ‘matar a vontade’ deste tipo de produto. A procura mais intensa começa na primeira semana de dezembro, quando também há venda para presentes”, comenta o sócio-proprietário Eduardo Henrique Engelhardt.

O presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, avalia que o fim de 2014 não deve trazer rendimentos altos às panificadoras, em função da desaceleração da economia e de um ano atípico. “As vendas não estão subindo como deveriam e o empresário tem um custo maior no fim do ano, com os pagamentos de 13º salário e férias”, afirma. De acordo com ele, deverá ocorrer um crescimento nas vendas em dezembro na comparação com outros meses de 2014, mas não no mesmo ritmo de anos anteriores. "Ainda estamos cautelosos sobre o resultado, mas a situação é preocupante", classifica.

Iniciativa do Sipcep, Concurso Municipal de Redação e Desenho premia alunos da rede de ensino de CuritibaIndustriais cobram ações do governo federal para retomada do setor e estabilidade da economia