SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

No Dia Mundial do Pão, Sipcep entrega 14 mil pães para a população de Curitiba e reúne doações de livros

Ação contou com a parceria do Moinho Anaconda e dos associados do sindicato; cerca de três mil livros serão encaminhados para instituições

clique para ampliarclique para ampliarPopulação trocou livros por pães em tenda montada pelo Sipcep na Praça Rui Barbosa (Foto: Agência Fiep)

O Dia Mundial do Pão foi comemorado em 2014 com a tradicional entrega de pães na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba. No dia 16 de outubro, o Sipcep realizou a ação com a parceria do Moinho Anaconda e a participação dos associados. Vinte e duas padarias fabricaram os pães que foram distribuídos para a população. Neste ano, o sindicato optou novamente pela cessão dos pãezinhos mediante a troca por livros usados. A campanha ocorreu das 7h às 16h.

“O saldo foi extremamente positivo, com a distribuição de 14 mil pães e a doação de cerca de três mil livros. Houve uma intensa participação, sem qualquer incidente. Tivemos a parceria com a Anaconda, que cedeu a farinha de trigo, e com o Sesi, que fez a aferição arterial de quem participou. Esta combinação deu uma receita maravilhosa”, ressaltou o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.

Alguns curitibanos chegaram a Praça Rui Barbosa sem o livro usado para doar, mas mesmo assim não saíram sem os pães. Em compensação, houve pessoas que levaram muito mais do que um livro para a troca no Dia Mundial do Pão. Foi o caso do administrador Álvaro Ouriques, que passou pelo centro de Curitiba durante a tarde do dia 16 e entregou a doação de cerca de 20 livros na tenda montada especialmente para a ação. “Pouca gente lê vários livros ao ano, mas este é o nosso costume e queremos repassar isto com a doação destes livros. A ideia é estimular a leitura nas pessoas. Com a população lendo mais, o país se desenvolve em várias vertentes”, avalia.

clique para ampliarclique para ampliarEquipe do Sesi fez a aferição arterial da população durante a iniciativa (Foto: Agência Fiep)

Após a festa, o Sipcep fez a separação dos livros, entre material didático, literatura e literatura infantil. Grande parte das doações irá ao Pequeno Cotolengo para completar o arquivo da biblioteca da instituição. No ano passado, também como resultado da campanha do Dia Mundial do Pão, o sindicato enviou 1,5 mil livros à entidade. O Sipcep também vai encaminhar livros recebidos em 2014 para a Prefeitura de Curitiba, que vai montar uma biblioteca na Rua da Cidadania Matriz. Os livros de literatura infantil serão entregues para instituições voltadas ao cuidado de crianças carentes.

Glúten

Durante o evento, o Sipcep fez esclarecimentos sobre o glúten e o seu consumo, diante da “onda” da dieta sem este tipo de proteína. Apesar da intolerância que parte da população possui, as demais pessoas não devem temer o glúten em sua rotina de alimentação. O glúten está presente na farinha de trigo, matéria-prima utilizada em muitos produtos que fornecem carboidratos, que também são importantes para o bom desenvolvimento do corpo.

Setor de alimentos protocola Plano de Logística ReversaBom desempenho da indústria passa por liderança eficiente