SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Panificadores aprimoram conhecimento sobre cafés

Evento promovido pelo Sipcep mostrou as vantagens de contar com uma cafeteria dentro da panificadora

clique para ampliar>clique
               para ampliarSeminário Gestão de Cafeteria ofereceu informações aos panificadores sobre a tendência de incluir os cafés como parte importante do negócio (Foto: Mauro Frasson)

O Sipcep promoveu no dia 23 de julho o Seminário Gestão de Cafeteria, com o objetivo de levar informações aos panificadores sobre a tendência de incluir os cafés como parte importante do negócio. O evento, realizado na sede da Fiep no Centro Cívico, contou com a participação de representantes de indústrias associadas ao Sipcep, além de empresários de Ponta Grossa e de Santa Catarina.

Segundo o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, o café deixou de ser uma simples bebida do dia a dia dos brasileiros. “Hoje, se você vai a uma padaria ou cafeteria, você quer saborear um bom café. É este conceito que estamos levando para os nossos associados, para que possam oferecer aos clientes um bom café. Este pode ser um diferencial e, lógico, haverá um ganho em cima disto. A rentabilidade da padaria aumenta”, afirma.

A inclusão da cafeteria é uma tendência para o setor que vem sendo destacada pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). O diretor-executivo da entidade, Giovani Mendonça, comenta que a padaria precisa “ter cheiro de café” e ofertar produto de qualidade, o que pode estimular os clientes a consumirem outras mercadorias, como pães e bolos. “A partir do ano 2000, tivemos a tendência da criação da padaria gourmet, onde você pode tomar café da manhã, almoçar, comer uma pizza à noite ou tomar um caldo, além dos produtos de conveniência. Tivemos um belíssimo resultado. Esta foi a primeira onda. Agora, estamos mostrando um segundo momento para o setor”, explica.

A programação do seminário incluiu ainda a palestra de Emerson Amaral, diretor técnico e coordenador regional do PROPAN (Programa de Apoio à Panificação), que mostrou as estratégias de cafeteria para aumentar o ticket médio e rentabilidade na empresa. Os participantes também acompanharam a apresentação de Flávia Bernardi, do Café 3 Corações. Ela falou sobre os tipos de café, como identificar um bom produto e as soluções que podem ser aplicadas nas padarias.

Durante o seminário, Mendonça proferiu palestra sobre tendências de panificação para os próximos dez anos. Além da cafeteria, o diretor-executivo da ABIP apresentou informações sobre o congelamento de pães e outros produtos que são oferecidos nas padarias. “Na Europa, isto já é realidade há mais de 20 anos. Estamos mostrando ao empresário panificador que - frente ao custo alto que a pequena empresa tem com folha de pagamento e impostos, entre outros - o congelamento vem com o objetivo de reduzir o nível de operação interno”, comenta. O diretor da ABIP ressalta que há produtos congelados de excelente qualidade atualmente no mercado.

Padaria "padrão Fifa"Prêmio Finep de Inovação está com inscrições abertas