SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Setor de panificação desacelera e fecha 2013 com 8,7% de crescimento

Pesquisa do ITPC mostra, porém, que houve aumento do faturamento com produção própria nas padarias

O setor de panificação e confeitaria no Brasil fechou 2013 com 8,7% de faturamento, movimentando R$ 74,405 bilhões. No ano anterior (2012), o índice foi de 11,6%, em uma tendência de crescimento de dois dígitos que se mantinha desde 2007, quando o setor atingiu 13,3% em crescimento no país.

Comparado a 2010 (12%), a queda em 2013 chega a 33%, conforme análise do ITPC em parceria com a Abip. O presidente da Abip, José Batista de Oliveira, avalia que a desaceleração é decorrente principalmente da alta de custos experimentada pela panificação. “Para se ter uma ideia, os preços da farinha de trigo, que representa 40% dos custos dos produtos panificados, sofreram aumento médio de 22%, o que significou um impacto de 9% nos reajustes de preços realizados no ano”, destaca Oliveira.

“Com o aumento do dólar e do preço do trigo, subiu o valor do pão e caíram as vendas. Além disso, nossa mão de obra pecou em qualificação e tivemos muita rotatividade de funcionários. A falta de bons atendentes também influenciou no baixo crescimento”, completa o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgman. Ele aponta que as padarias também perderam 1% dos clientes para supermercados e outros espaços. Para 2014, Borgman espera que a situação melhore, visto que o dólar está mais estabilizado e estão sendo feitos mais investimentos na qualificação de profissionais.

Comparação

Os números apresentados foram levantados por meio de pesquisa junto a 1,2 mil empresas de todo o país, abrangendo representantes do setor de todos os portes. Ainda segundo Oliveira, o melhor desempenho foi registrado junto a padarias que oferecem serviços completos de fast food e conveniências.

Os resultados do setor de panificação foram comparados aos de outros setores de alimentação, como o faturamento dos supermercados (11,92%), Varejo (8,5%), Grupo Pão de Açúcar (8,1%) e food service (estimado em 8%). Outro dado que chama a atenção é o crescimento do faturamento com produção própria nas padarias, que apresenta alta, desde 2007, chegando a 55% em 2013.

A pesquisa indica ainda que o setor, que gera 820 mil empregos diretos e 1,85 milhão de forma indireta, aumentou em 2% o número de postos de trabalho criados em 2013, o que representa 18 mil funcionários contratados a mais nas padarias.

O presidente da Abip destaca a importância socioeconômica do setor, lembrando que o segmento, além de ser um importante gerador e mantenedor de mão de obra, é constituído basicamente por micro e pequenas empresas. “Mais da metade das padarias empregam até 20 funcionários”, destaca.

Empresários devem ficar atentos às discussões sobre novas regras para insalubridadeSipcep espera público recorde em comemoração ao aniversário de Curitiba