SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Pães integrais são destaque nas padarias

Em busca de alimentos mais saudáveis, clientes dão cada vez mais preferência aos pães integrais. Para dar conta dessa demanda crescente, padarias ampliam sua linha de produtos

Em busca de alimentos mais saudáveis, os clientes dão cada vez mais preferência aos pães integrais. Para dar conta dessa demanda crescente, muitas padarias curitibanas têm ampliado sua linha de produtos. Para o proprietário da Mister Pão e presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, em 2013 essa procura aumentou significativamente. “Na minha padaria, essa linha funcional teve um aumento de 100%. Há três anos introduzimos esses produtos, depois que fiz um curso na França e trouxemos um tipo de pão feito na pedra, com vários ingredientes diferenciados”, conta Borgmann.

Segundo ele, especialmente um público mais jovem já começa a se preocupar, desde cedo, com a saúde, e as padarias precisam estar atentas a isso. “O jovem de hoje tem outra cabeça. Ele gosta de corrida, caminhada, academia. E não tem tempo para fazer pão em casa. Então, quando ele acha um produto de qualidade, ele se fideliza.”

Produzir os próprios pães integrais, em vez de revendê-los, é um grande diferencial. “Nesse caso você oferece um produto saudável que é fresquinho e muito saboroso. Além disso, com esses pães é possível agregar valor e ampliar a margem de lucro”, destaca o presidente do Sipcep.

Tradição em integrais
Na Família Farinha os integrais já estão presentes há 14 anos. Por influência da culinária alemã, a padaria estreou nesse segmento produzindo o pão de centeio integral e foi ampliando gradativamente a sua linha de produtos mais saudáveis. “Logo percebemos que as vendas aumentavam e que precisávamos fazer em todos os nossos pães uma variação com a opção integral.  Dessa forma, oferecemos hoje até o ciabatta integral”, conta o proprietário Pedro Farinha.

Sua padaria também busca oferecer diversas gradações de ingredientes integrais para cada produto. Assim, um pão integral pode ter até três níveis diferentes de concentração de farinha integral. “O objetivo é atender todos os gostos. Se a pessoa quer mais saúde, a porcentagem é mais alta. Se ela quer sabor, a porcentagem é menor.”

Padarias que ainda não produzem pães integrais podem também entrar em contato com o Sipcep e obter mais informações sobre esse segmento de produtos.

Entrevista com Vilson Felipe BorgmannEmpresas devem ficar atentas para a implantação do eSocial em 2014