SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep e Sesi e lançam o livro Pão de muitas fôrmas e formas

Obra reúne trabalhos do concurso cultural de redações e receitas de sanduíches. Lançamento aconteceu na Casa Heitor Stokler Peixoto. Estiveram presentes diretores da Fiep, do Sindicato e os cinco finalistas do concurso em 2013, que receberam tablets como prêmio

Fruto de uma parceria entre o Sesi e Sipcep, o  livro “Pão de muitas fôrmas e formas” foi lançado no dia 13 de novembro. A publicação reúne receitas e textos de alunos que participam do concurso de redação e sanduíche promovido pelo Sipcep, desde o início do projeto, em 2008.

O lançamento aconteceu na Casa Heitor Stokler Peixoto em Curitiba. Estiveram presentes diretores da Fiep, do Sindicato e os cinco finalistas do concurso em 2013, que receberam tablets como prêmio.

“Pão é saúde e é cultura e nós estamos conseguindo divulgar esse conceito através desse concurso. Me sinto emocionado com os resultados desse projeto”, disse o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, durante seu discurso.

O concurso conta com participantes de toda a rede dos colégios Sesi no Paraná e sua etapa final é realizada tradicionalmente no Dia Mundial do Pão. Para o gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Milton Wittig Bueno, “o Sipcep é um dos sindicatos exemplares no escopo da Federação, porque tem ações de interesse de sua classe e também da sociedade”, afirmou.

Para o superintendente do Sesi PR, José Antônio Fares, “o concurso cumpre a missão de agregar conhecimento e estímulo no processo educativo dos jovens e isso é um grande mérito do Sipcep. A diretoria está de parabéns”.

Vencedora do concurso de sanduiche em 2013, a aluna do Colégio Sesi, Giovana Silvestre, hoje pensa em seguir carreira na área de gastronomia. “O concurso foi muito legal, em todas as etapas. Acho que deveria haver mais concursos como este”, disse a jovem, que venceu a disputa com uma receita agridoce de sanduíche, feito com pães italiano doado pela Casa Robell, geléia de morango, queijo prato, manga, requeijão com ervas finas, rúcula e pepino.

Na solenidade também receberam prêmios os finalistas Natália Almeida, do colégio Sesi em Cambé (segundo lugar), Emanuely da Silva, de Telêmaco Borba (terceiro lugar) e, dividindo o quarto lugar, Joelson Silvério, de Pato Branco, e Kelvin Delphino, de São José dos Pinhais.

Palavra dos parceiros
“Não hesite em experimentar algumas das receitas do livro. A ciência do desenvolvimento de sanduíches é muito parecida com a da gestão empresarial. É um processo de aprendizagem.” José Antonio Fares, superintendente do SESI-PR e IEL

“Diante de tantos resultados positivos, o concurso tornou-se um fazer constante em nossa prática e hoje é motivo de orgulho. Trabalhar com esse tema mobiliza e modifica perspectivas pessoais, agregando valor à prática pedagógica realizada nos colégios participantes.” Lilian de Fatima Correa Luitz, gerente de operações Inovadoras do Colégio Sesi

“Estamos estimulando jovens a usarem sua rica imaginação para criar receitas novas usando o nosso produto principal, o pão. Com isso, geramos na rede de colégios Sesi um clima de competição saudável, no qual adolescentes se voltam para uma atividade extra curricular com empenho e vontade de vencer.” Vilson Felipe Bormgann, presidente do Sipcep