SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep e Prefeitura de Curitiba premiam vencedores de concurso cultural

Estudantes de escolas municipais de Curitiba, autores dos melhores textos e desenhos do concurso 'Do agricultor ao padeiro, muito trabalho para ter o pão o ano inteiro', foram premiados no dia 30 de outubro. Concurso foi promovido pelo Sipcep em parceria com a Prefeitura

clique para ampliar>clique
               para ampliarPremiação aconteceu no salão Brasil da Prefeitura de Curitiba (Foto: Cesar Brustolin)

O Sindicato da Panificação do Paraná e a prefeitura de Curitiba premiaram vinte alunos finalistas do concurso de redação e desenho, intitulado “Do agricultor ao padeiro, muito trabalho para ter o pão o ano inteiro”. A entrega dos prêmios aconteceu no salão Brasil da Prefeitura, no dia 30 de outubro.

O evento contou com a presença de professores, alunos e pais, e também do presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, do diretor comercial do Moinho Anaconda, Sergio Pagliarini, e da secretária municipal de educação, Roberlayne Borges Roballo.

O prefeito Gustavo Fruet posou para fotos com as crianças e comentou a parceria com o Sipcep. “Fico muito feliz, pois essa parceria proporciona às crianças a oportunidade de conhecer melhor as origens da matéria prima do pão e todo o processo. Hoje, principalmente as crianças urbanas, às vezes não sabem de onde vem os produtos que consomem no dia a dia. É um projeto que já se tornou tradicional em nossas escolas e faço questão que ele continue” disse. “O concurso é a menina dos olhos do sindicato, acreditamos que daqui possam sair talentos, futuros escritores e desenhistas”, comemorou Borgmann.

Este ano, participaram do concurso 105 escolas da Rede Municipal de Ensino. Todos os estudantes que tiveram trabalhos selecionados receberam certificados e uma sacola com produtos de panificação, doados pela Frimesa e pelo Moinho Anaconda, que também patrocinou o lanche servido no evento.

A premiação para os primeiros lugares, nas categorias textos e desenho, foi um computador por aluno. Os segundos e terceiros colocados das duas categorias receberam tablets. Também houve o sorteio de uma televisão LCD, de 38 polegadas, para professores e diretores das escolas participantes. A ganhadora foi a diretora da Escola Municipal Francisco Derosso, no Boqueirão, Andrea Campos.

Vencedores
A estudante da Unidade de Educação Integral Vila Torres, Tiffany da Silva, do 3º ano, levou para casa um computador portátil. Seu desenho retratou o processo produtivo do pão, desde a semente de trigo plantada pelo agricultor, passando pelo processamento no moinho, a ação do padeiro, a comercialização do pão e chegando até o consumo, na mesa da família.

“Estou feliz demais, porque caprichei e queria muito ter o computador”, disse Tiffany. Sua professora também comemorou o resultado. “Ela é uma garota tímida, que encontrou nos desenhos uma forma de se expressar”, disse a professora de artes, responsável pelo trabalho de desenho na UEI, Sandra Scarmocin.

Autora do melhor texto, a estudante da Escola Municipal Guilherme Butler, no Boqueirão, Desiree Szajda, de 10 anos, também comemorou o resultado. A ideia para a produção do texto surgiu quando a professora Sandra Beckmann apresentou em sala de aula um vídeo sobre o processo produtivo do pão. “Imaginei que eu era um grão de trigo e contei a história a partir daí, imaginando todo o caminho que eu teria que seguir ate virar um pão”, contou a menina, feliz com seu novo computador recebido como prêmio.

Curso de inglês para Copa do Mundo terá nova etapaVariedade de produtos natalinos cativa clientes nas padarias curitibanas