SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Curso de inglês para Copa do Mundo terá nova etapa

Atendentes e balconistas de panificadoras poderão frequentar uma segunda etapa de treinamento no início de 2014. Curso é promovido pelo Sipcep, em parceria com o Centro de Línguas do Sesi PR e a Bunge

clique para ampliar>clique
               para ampliarEntrega dos certificados do nível básico aconteceu no dia 22 de outubro (Foto: Divulgação)

Funcionários de panificadoras de Curitiba e região metropolitana que participaram das duas edições do curso de inglês básico para a Copa do Mundo 2014 terão uma segunda etapa de treinamento no início de 2014.

O anúncio foi feito no dia 22 de outubro, durante a entrega dos certificados da segunda turma, iniciada em julho. A capacitação, feita por meio de uma iniciativa do Sipcep, em parceria com o Centro de Línguas do Sesi PR e a Bunge, busca capacitar atendentes e balconistas para atendimento a turistas durante o mundial.

O sucesso da ação e a expectativa dos alunos, que manifestaram o desejo de aprender mais, motivou os parceiros a dar continuidade ao curso, em turma única, reunindo os participantes do curso básico deste ano.

“Sentimos que existe interesse em ampliar o grau de conhecimento e por isso vamos fazer o processo avançar com um nível além do básico”, disse o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann. “É muito estimulante trabalhar com a panificação porque é um setor que nos provoca a pensar e trazer oportunidades para o seu trabalhador. Acho que pode ser muito produtivo juntar as duas turmas para uma segunda etapa”, enfatizou a gerente de Negócios e Relacionamento do Sesi PR, Cida Lopes.

A entrega dos certificados teve a presença de diretores do sindicato e donos de panificadoras que fizeram questão de participar do encerramento do curso. Proprietário da panificadora Brioche, com duas unidades em Curitiba, Jefferson Miara acompanhou as quatro funcionárias no encerramento do curso. “Treinamentos e capacitações são muito válidos. É disso que o nosso setor mais precisa no momento”, comentou.

A supervisora de vendas da Brioche, Sheila Andrade, disse que o que mais a motivou foi a metodologia. “Tivemos um curso focado no nosso trabalho na padaria. Outros cursos de inglês não têm isso. Pena que acabou, porque agora que estava ficando bom”, disse.

Foram opiniões como a dela que motivaram a realização da segunda etapa. Para o empresário Manuel Rodriguez Limeres, da Confeitaria A Familiar, de Curitiba, “o inglês é fundamental para qualquer profissão, sendo muito útil na panificação, que lida diretamente com o público”.

Funcionária da confeitaria, a balconista Gessyca Stela Rodrigues disse que considera o curso um “primeiro impulso”, mas quer se aprofundar mais.

A segunda edição do curso de inglês teve novidades com relação à primeira turma. De acordo coma a analista técnica Ana Luiza de Oliveira, do Sesi PR, o material didático ficou ainda mais rico, porque foram incluídas atividades extras que reforçam o vocabulário e o diálogo em situações reais nas panificadoras.

Falta de trigo em 2013 gerou transtornos para a panificaçãoSipcep e Prefeitura de Curitiba premiam vencedores de concurso cultural