SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Falta de trigo em 2013 gerou transtornos para a panificação

O aumento do preço do trigo em 2013 foi um problema para as indústrias que dependem diretamente desse insumo. ABITRIGO e Sipcep falam sobre a situação e sobre uma possível redução de preço em 2014

clique para ampliar>clique
               para ampliarNa comparação com a média de preço de 2012, houve um aumento de 70% no preço do trigo em grão

Para os empresários que dependem do trigo, o ano de 2013 foi bastante conturbado. Na comparação com a média de preço de 2012, houve um aumentou de 70% desse insumo em grão.

A grande dúvida é se, em 2014, o preço continuará a subir. Segundo o presidente do conselho deliberativo da ABITRIGO, Marcelo Vosnika, o problema começou em 2012, com a queda de produção do milho americano. “Com isso, nos EUA foi usado o trigo em substituição, e assim faltou trigo no mercado internacional”, explica Vosnika.

“Além disso, por problemas políticos, esse ano a Argentina plantou muito pouco e, no Brasil, houve perda do trigo do Rio Grande do Sul. No Paraná, o trigo também perde área para o milho safrinha. Dessa forma, primeiro subiu o preço lá fora e depois ainda faltou trigo do nosso mercado interno, o que gerou um grande aumento de preço”, resume.

Em 2014, o presidente do conselho deliberativo da ABITRIGO acredita que a situação continuará complicada. “O mercado internacional estará mais acessível, mas o trigo continuará chegando caro. Ao mesmo tempo, nossa safra já perdeu muito com geadas. Por outro lado, como o preço já está alto, não creio que há uma tendência de um aumento maior. Entretanto, também não há muito espaço para o valor cair.”

Impacto na panificação
Presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann destaca que o problema do trigo foi um dos principais responsáveis pelo aumento de 15% no preço do pão em 2013. “O trigo subiu mais do que esperávamos e isso se somou ao dissídio coletivo de 10% e outros custos. Como importamos muito trigo de fora, ele depende também da alta do dólar”, afirma Borgmann.

No fim de 2013, ele acredita que não haverá mais aumento no preço do pão, e espera que em 2014 a situação se estabilize. “A esperança é que o dólar atinja um patamar estável e aí teremos um ano tranquilo, dentro da realidade da inflação.”

Sindimetal, Sinduscon-PR e Sindvest Maringá apresentam ações de sucesso na 5ª Jornada de Especialização dos SindicatosCurso de inglês para Copa do Mundo terá nova etapa