SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Um dia de multiplicação de pães e livros

No evento do Dia do Pão, realizado pelo Sipcep, 12 mil pães foram doados em troca de 3,2 mil livros, que serão doados para as Tubotecas de Curitiba

clique para ampliar>clique
               para ampliarPresidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann também entregou pães em troca de livros durante o evento (Foto: Agência Fiep)

O dia do pão foi uma festa. Tanto para o setor de panificação, quanto para a população de Curitiba. Em uma ação do Sipcep, no dia 16 de setembro, 12 mil pães foram distribuídos em troca de 3,2 mil livros, numa estrutura montada na Praça Rui Barbosa.

“Esse evento é maravilhoso, eu sou doida por pão. Por mim, nem precisava de outra comida”, contou a costureira Marisa de Kon, 70 anos, feliz por ter conseguido seus pães fresquinhos. “Fiquei surpreso com tudo isso. Bom seria se o dia do pão fosse todo dia!”, celebrou também o morador de rua, José Nilson, que não ficou de mãos vazias. Os pães foram doados por 20 padarias que fazem parte do sindicato.

Para o Presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, o evento foi um sucesso e superou suas expectativas pela ampla participação da população e por toda a repercussão obtida na mídia. O Dia do Pão teve cobertura ao vivo na Rede Paranaense de Comunicação/Globo e da TV Band Curitiba, contou com links ao vivo das rádios CBN e Band News Fm, e gerou matérias nos principais sites e jornais do estado, como a Gazeta do Povo.

“O dia do pão foi muito positivo para todos. Agora já pensamos nas novidades que poderemos oferecer no próximo ano”, conta Borgmann.

Cultura do pão e do livro
Livros como Machões não Dançam, de Norman Mailer, A Arte da Guerra, de Sun Tzu, e A Ilha de Coral, traduzido por Nélida Piñon, são alguns dos cercade 3,2 mil títulos doados pela população em troca de pães. As obras serão destinadas às Tubotecas da cidade.

“Pão é saúde e também cultura. Esse é o terceiro ano que fomentamos a leitura. Nessa edição houve pessoas que levaram dez, vinte livros, e isso é um resultado excelente”, conta Borgmann. Em 2011, o evento arrecadou livros para uma biblioteca da Vila das Torres, e em 2012 para a biblioteca do Pequeno Cotolengo.

“Nesse ano, ao conhecer o projeto da Tuboteca, eu me interessei bastante. Assim como o pão, o livro deve ser um bem que precisa circular livremente, acessível a toda a população.”

Responsável pelo projeto Tuboteca, Maria Lucia de Faria também festejou as doações. "Foi uma excelente contribuição do Sipcep. Nós e a população de Curitiba só temos a agradecer pela brilhante iniciativa", disse Maria Lucia. Ela também comentou sobre a qualidade dos livros doados. "Temos títulos de literatura nacional e estrangeira, além de infantis, em bom estado, o que será muito produtivo para o projeto."

A aposentada Elizete Bueno, 66 anos, trouxe para o evento uma sacola cheia de livros. “A gente não lê mais essas obras, mas elas ainda têm serventia para outras pessoas”, contou Elizete. Para Salvatore Lopes, que há 13 anos participa da iniciativa, como voluntário do Pequeno Cotolengo, a entrega dos pães e doações de livros são uma grande alegria: “É uma felicidade poder ajudar quem necessita”.

Com informações da Agência Fiep

Minipadaria e escultura de pão chamam a atenção do públicoSindimetal, Sinduscon-PR e Sindvest Maringá apresentam ações de sucesso na 5ª Jornada de Especialização dos Sindicatos