SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Concurso de sanduíche atrai jovens para o universo da panificação

Em parceria com escolas Sesi, projeto do Sipcep desperta jovens talentos que poderão trabalhar no setor

clique para ampliar>clique
               para ampliarAluna Giovana Silvestre, do colégio Sesi em Campo Mourão, venceu o concurso de sanduíche (Foto: Agência Fiep)

Com o objetivo de difundir a cultura do pão entre os mais jovens e despertar o talento de futuros profissionais da panificação, o Sipcep promove, desde 2005, um concurso de sanduíche e redação, em parceria com os colégios da rede Sesi de todo o Paraná. No Dia do Pão foi realizada a final do concurso de sanduíche, vencido pela aluna Giovana Silvestre, do colégio Sesi em Campo Mourão.

Batizado de X-Sesi, seu sanduíche foi montado com pão italiano, geléia de morango, presunto, queijo prato, manga, requeijão com ervas finas, rúcula e pepino agridoce. Criado com ingredientes selecionados no momento da disputa, a iguaria foi avaliada por um júri composto por membros do Centro Europeu, Sesi, Sipcep e da prefeitura de Curitiba.

“O projeto é muito criativo e estou considerando seguir carreira na área de gastronomia”, revela Giovana. Em segundo lugar ficou a aluna Natália Almeida, do colégio Sesi em Cambé, em terceiro a aluna Emanuely da Silva, de Telêmaco Borba e, dividindo o quarto lugar, Joelson Silverio, de Pato Branco , e Kelvin Delphino, de São José dos Pinhais.

Para o padeiro do Senai Jonas Adeli, presente no evento, o concurso lhe trouxe boas memórias. Em 2011, ele também venceu um concurso de sanduíche promovido pelo Sipcep e isso lhe motivou a seguir a profissão que tem hoje. “É muito bom ver esses jovens competindo. Quem sabe eles podem seguir o mesmo caminho que eu”, afirma Jonas.

Formação
Este ano a divulgação do vencedor do concurso de redação será feita junto com o lançamento de um livro do Sipcep, previsto para o final de novembro. A obra trará receitas de todos os sanduíches vencedores dos concursos.

Para Júlio César Lucchesi, coordenador de educação do Colégio Sesi em Pato Branco, a oficina “Multiplicando o pão”, ligada ao evento, dá um importante destaque para a história da pão, alimento fundamental para a nutrição. “Promover atividades como essa fazem parte da essência do colégio Sesi, que é a de adquirir conhecimento pela prática”, diz Lucchesi. A gerente de operações inovadoras do Sesi, Solange Ribas, diz que as atividades são fundamentais para despertar as habilidades nos alunos.

Com informações da Agência Fiep

Serviços de saúde movimentaram o Dia do PãoMinipadaria e escultura de pão chamam a atenção do público