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O presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann participou no dia 11 de setembro, no Palácio Iguaçu, de uma
ampla reunião da Câmara Temática de Infraestrutura, promovida pela Secretaria Estadual da Copa. O Sipcep
já havia participado da primeira reunião sobre o tema, realizada na Fiep. “Nessa reunião nossos
projetos foram conhecidos e nos integramos ao processo da Copa”, disse o presidente do Sindicato.
O Sipcep está
realizando, em parceria com o Sesi, a segunda edição do curso de inglês básico preparatório
para a Copa do Mundo 2014, dirigido a atendentes de padaria, além de ter projetos de treinamento de atendimento ao
turista. O sindicato também vai desenvolver eventos temáticos durante a Copa, envolvendo as 1,5 mil padarias
de Curitiba e Região Metropolitana. “Vamos participar deste projeto e ajudar a proporcionar orgulho para os paranaenses”,
disse Borgmann no início da reunião. O presidente do Sipcep informou ainda que o curso de inglês básico
promovido pela entidade já formou 120 pessoas na primeira edição e até a Copa deve formar cerca
de mil profissionais do setor.
Conduzida pelo Secretário de Estado para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha,
a reunião contou com representantes de inúmeros órgãos, como o Aeroporto Internacional Afonso
Pena, a prefeitura de Curitiba e o Porto de Paranaguá. Presente no evento, o Secretário Chefe da Casa Civil,
Reinold Stephanes, afirmou: “A sociedade precisa ter a percepção do que está sendo feito nesta
preparação da Copa e conheça o grande número de benefícios que o legado vai deixar”.
“Nós
da panificação estamos abertos para ajudar no que for preciso, inclusive na divulgação de notícias
à população do que está sendo feito em nome do evento. Assim estaremos ajudando também
a esclarecer críticas ao processo, às vezes indevidas”, disse Vilson Felipe Borgmann na fase conclusiva
da reunião.
CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE A REUNIÃO:
Órgãos participantes
Participaram
da reunião os representantes da Comec, Ippuc, Celepar, CasaCivil, Controle Interno, Secretaria Estadual da Copa, Secretaria
Municipal da Copa, Porto de Paranaguá, Infraero, Exército Brasileiro, secretaria estadual do Planejamento, Ministério
Público Estadual, Associação dos Engenheiros, DER, Sindicato da Panificação, Sanepar, Copel,
Office In, secretaria estadual da Ciência e Tecnologia, Guarda Municipal, Polícia Militar, Compagas, Comitê
Organizador Local (COL//FIFA), Operadora Oi, Associação Comercial do Paraná e secretaria estadual de
Infraestrutura e Logística.
Obras municipais
O coordenador técnico da Secopa Municipal, Rafael
Mueller, fez uma apresentação em parceria com a engenheira Susana Lins Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento
Urbano de Curitiba (Ippuc), atualizando os dados das ações da Prefeitura de Curitiba na operação
Copa. “Todas as obras estão em andamento. A única que teve problema foi a Rodoferroviária. Porém,
já estamos finalizando um novo projeto para darmos início a sua execução”, lembrou Mueller.
“Para a utilização do espaço da Praça Afonso Botelho com os equipamentos complementares,
nosso projeto mantém a originalidade da praça, sem o corte de nenhuma árvore”, concluiu.
Acessos
aos estádios
A engenheira Susana Lins Costa abordou os detalhes sobre os acessos ao estádio da Arena,
aos Perímetros de Restrição à Circulação de Veículos, aos Pontos de Verificação
Veicular, ao Plano Operacional do Estádio e Sinalização e ao Plano de Mobilidade. “Estamos com
um plano bem detalhado sobre os espaços de estacionamentos. Já reservamos 119 vagas no estádio, 1050
vagas com o parceiro UniCuritiba e mais 565 vagas com o parceiro PUC/PR”. Além disto, teremos mais 150 vagas
em estacionamento para portadores de deficiência, apesar de não ser uma exigência da FIFA”, informou
Susana sobre os estacionamentos.
Aeroporto Internacional Afonso Pena
O superintendente da Infraero, Antonio
Pallu, tratou sobre a atualização das obras do Aeroporto Internacional Afonso Pena. “Algumas obras como
o terminal de cargas, o estacionamento de veículos e a restauração da pista de pouso e decolagem já
foram concluídas. Agora trabalhamos na ampliação do pátio de aeronaves, com mais 10 posições,
ampliação do terminal de passageiros e adequação dos equipamentos de auxílio à navegação
aérea”, afirmou. Dos equipamentos gerais, os balcões de check-in passarão de 30 para 62, escadas
rolantes de 7 para 13, elevadores de 6 para 23, pontes de embarques de 6 para14, aparelhos de raio-x de 1 para 2, e mantendo
ainda 4 balcões da Polícia Federal-Imigração.
Porto de Paranaguá e Antonina
O
diretor do Porto de Paranaguá, Lourenço Fregonese, descartou a criação do Terminal Turístico
do Porto de Paranaguá como obra da Copa, devido ao prazo de conclusão, que seria de 5 anos, e principalmente
pela falta de recursos.“Infelizmente, o Governo Federal não colocou o Porto de Paranaguá como setor estratégico
da Copa, não liberando recursos financeiros. “Mesmo assim, nosso Porto está preparado para receber navios
de grande porte, como os seis que atracaram neste último ano, além de um cargueiro, considerado o maior navio
de containers do mundo, com 368 metros, que receberemos nos próximos dias”, disse Fregonese. Ele lamentou que
o Governo Federal tenha destinado recursos na ordem de R$ 740 milhões para os Portos de Santos, Rio de Janeiro,Ceará,
Recife, Manaus, Salvador e Natal, sem oferecer nada ao Paraná.
Projetos do PAC da Copa
O engenheiro
da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Setim, destacou que todos os projetos
do PAC da Copa ficarão prontos para a Copa do Mundo. “Nesta semana fizemos uma visita a todas as obras, acompanhados
pelos técnicos do Tribunal de Contas do Paraná”, disse Setim. Ele informou que a alça da Avenida
Salgado Filho, incluída no projeto das Radiais, já está com a licitação concluída
e a obra terá a duração de seis meses.