SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Evento do Comitê Boulanger em Curitiba capacita 160 profissionais em dez oficinas

Oficinas aprimoraram técnicas de produção e estimularam um aumento no mix de produtos das panificadoras e confeitarias

clique para ampliar>clique
               para ampliarMão na massa: cerca de 160 profissionais do setor participaram da Semana Tecnológica da Panificação (Foto: Sipcep)

Cerca de 160 profissionais do setor de panificação participaram, entre os dias 12 e 16 de agosto, da Semana Tecnológica da Panificação em Curitiba. O evento, fruto da iniciativa dos parceiros Sipcep, Centro Europeu, ITPC,  Senac, Senai e a empresa Prática – todos integrantes do Comitê Boulanger –  ofereceu 300 vagas para capacitação em dez oficinas. Elas abordaram temas como: “Design estratégico voltado para as padarias”; “Congelamento: aumentando a produtividade na panificação”; “Como reduzir o consumo de energia nas padarias”; “Café da Manhã na Padaria”; “Confeitaria Expressa”; e “Confeitaria Diet & Light”.

“Nosso objetivo como sindicato, dentro das atividades do Comitê, é sempre promover oportunidade de capacitação de alto nível. Recomendo aos empresários que fiquem atentos e não percam esses eventos, que podem somar muitos pontos positivos para os negócios”, avaliou o presidente do Sicpep, Vilson Felipe Bormgann.

Para o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Cantero, a receptividade dos empresários foi muito positiva. “Desde o momento em que receberam o material de divulgação do evento, todos ficaram surpresos porque teriam uma semana inteira de capacitação gratuita. Como gestor do projeto, foi muito importante poder contar com a parceria de várias entidades. O evento foi um exemplo de que, juntos, podemos mobilizar mais pessoas e colaborar com o crescimento do setor. A ideia é fazer outras parcerias em benefício das panificadoras e confeitarias”, enfatizou Cantero.

“Participei de seis oficinas e todas foram muito produtivas. Recebemos consultorias e pudemos agregar teoria à prática. Participei da oficina sobre congelamento e agora a nossa empresa pretende adotar medidas que serão adequadas para nossas estruturas. Para a oficina de panificação italiana, eu trouxe dois funcionários que são responsáveis pelas massas e encomendas da confeitaria”, disse Jadson Santos, supervisor de qualidade da Confeitaria Lancaster, que possui lojas, em Curitiba, na Praça Zacarias e no Shopping Mueller.

Os temas das oficinas foram pensados para provocar melhorias no mix de produtos oferecidos nas panificadoras e confeitarias, assim como para aprimorar novas técnicas de produção e incrementar o visual das lojas.

Técnicas  da panificação italiana

Quem participou da Semana Tecnológica teve oportunidades únicas como a oficina ministrada pelo chef boulanger italiano Enzo Ambrosetti. O chef ensinou que o pão tradicional italiano é feito a partir de um ‘fermento-mãe’: um produto caseiro preparado com iogurte natural e farinha de trigo.

“O processo é contínuo porque, todos os dias, retira-se um pouco do fermento para produzir pães e, depois, é preciso repor mais um pouco de farinha para deixar sempre a mesma quantidade e manter o ‘fermento-mãe’ vivo. Em Curitiba já encontramos algumas panificadoras e confeitarias que trabalham com esse processo, mas a maioria ainda trabalha de uma forma bem diferente do que fazemos na Itália. Esse evento é maravilhoso porque levamos informação especializada e novidades da Boulangerie. As oficinas ofertaram um conhecimento que muitos só teriam acesso dentro de escolas profissionais”, disse o chef.

Os alunos também aprenderam a preparar, passo a passo, delícias como o pão de aspargos, pão bicolor (tomate e espinafre), pão de cacau e brioche com ameixas e figos frescos. “Pudemos interagir bastante e o chef ensinou todos os segredos dos pães italianos. De uma forma geral, a Semana Tecnológica foi muito proveitosa, tivemos acesso às tendências de mercado e conhecimento de gestão e controle da produtividade que serão bem valiosos. Porém, sinto que algumas inovações ainda não serão colocadas em prática devido aos custos dos equipamentos, que estão um pouco distantes da nossa realidade”, contou Valdinei Juliani, gerente da Panificadora Mister Pão, no bairro Juvevê.

Curso de inglês ganha segunda ediçãoSipcep participa de debate na FIEP sobre a Copa do Mundo de 2014