SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep premia alunos vencedores do concurso de conto e poesia

Parceria com a Secretaria de Estado da Educação ampliou o concurso para a rede estadual

clique para ampliar clique para ampliarVencedores receberam como prêmios um tablet, uma máquina fotográfica e um mp3 player (Foto: Divulgação)

Cerca de 70 pessoas acompanharam a premiação dos seis estudantes finalistas do 1º concurso literário “A Arte de contar e poetizar o pão", no dia 8 de março, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O concurso é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Sipcep. “Realizamos o concurso há mais de 10 anos com a rede municipal de ensino. Isso nos motivou a ampliar o concurso também para a rede estadual e o resultado não poderia ter sido melhor”, festeja o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.

Participaram do concurso alunos do 6ª ao 9ª ano dos 32 Núcleos Regionais de Educação da rede pública estadual do Paraná. O objetivo foi incentivar a capacidade literária na educação básica e possibilitar a reflexão sobre a importância social, econômica e cultural do pão, alimento presente em grande parte das mesas brasileiras.

“O pão está presente em todo o mundo, faz parte da nossa tradição e cultura, portanto o concurso trouxe esta reflexão para nossos alunos”, explicou o vice-governador e secretário da educação, Flávio Arns, que garantiu a continuidade da parceria para o próximo ano.

Os alunos foram divididos em níveis I e II e nos gêneros poesia e conto. No nível I, participaram alunos do 6ª e 7ª ano, que puderam manifestar seus conhecimentos sobre a temática e trabalhar com versos e rimas por meio da poesia. Para os alunos do nível II, 8ª e 9ª ano, foi proposta a elaboração de um conto de até 30 linhas, com a criação de personagens e cenários para suas narrativas fazendo menção à importância cultural, econômica e social do pão. Os trabalhos foram acompanhados pelos professores, que auxiliaram na pesquisa e na composição dos textos.

Para a aluna Maria Eduarda Gallo, do 6ª ano do Colégio Estadual Dom Pedro I, de Pitanga, a criação do poema veio a partir do convívio familiar. “Moro em uma região em que se planta trigo, ingrediente base para a fabricação do pão, e cresci vendo minha mãe e avó fazendo pão caseiro. Após conhecer a história do pão, essa foi a minha maior inspiração”, contou Maria Eduarda.

“Em certo momento da minha pesquisa sobre os valores religiosos e econômicos dos pães, percebi que poderia criar um conto comparando as diferenças sociais com os diferentes tipos de pães”, explicou Rita Cecília Budke Link, estudante do 9º ano do Colégio Estadual Leda Baggio Mayer, de Cascavel.

Os alunos que ficaram em primeiro lugar receberam um tablet, os do segundo uma máquina fotográfica e os do terceiro um mp3 player.

Confira os trabalhos dos finalistas clicando em cada título:

Poemas

1º - O pão... Que delícia!
Maria Eduarda Gallo, 6º ano - Colégio Estadual Dom Pedro I – Pitanga
Professora: Maria Cândida Vitor

2º - Pão Nosso
Gabriel Saturno Bezerra, 6º ano - Colégio Estadual Elvira Balani dos Santos – Maringá
Professora: Rosangela Aparecida Silva Scaramal

3 - Pão: alimento que dá vida
Igor Santos Zanquetta, 6º ano - Colégio Estadual do Campo Terra Boa – Campina Grande do Sul
Professora: Zuleica Cardoso Araújo.

Contos

1º - Ingrediente mágico do ser humano
Rita Cecília Budke Link, 9º ano - Colégio Estadual Leda Baggio Mayer – Cascavel
Professora: Daniele Bertollo