SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep firma acordo para financiamento de máquinas

Panificador do Paraná agora tem acesso a juros de 0,58% para aquisição de equipamentos e capital de giro

Empresários paranaenses da panificação agora têm a chance de renovar seu parque de máquinas, realizar reformas no imóvel e obter capital de giro com juros de 0,58% ao mês e carência de até 12 meses. "É uma oportunidade sem precedentes de cumprir a Norma Regulamentadora NR-12 com condições viáveis e sem comprometer o bom andamento dos negócios", avalia o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.

O incentivo é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sipcep e governo do Paraná, por meio do Programa Bom Emprego (Probem). Um montante de R$ 15 milhões está disponível a panificadores de todo Estado. O gerente de mercado da Agência de Fomento do Paraná, Emílio Ribeiro Mattos, apresentou na Fiep todos os detalhes do financiamento aos empresários do ramo.

Condições - Os juros cobrados pelo financiamento são de TJLP + 1,9% ao ano, o que equivale a 0,64% ao mês para quem paga as prestações em dia. O percentual, no entanto, pode cair para 0,58% por mês, caso o empresário mantenha o mesmo quadro de funcionários da data de assinatura do contrato. "Se a empresa tiver dez empregados e um deles sair, terá que repor essa vaga para continuar com o benefício", explicou Mattos.
"As garantias para liberação do recurso são as de praxe do mercado, com taxas de juros sem competição", afirmou. Os requisitos mínimos são cadastro sem restrições, estar em dia com as obrigações fiscais e previdenciárias e ter capacidade de pagamento. Outra facilidade para o candidato ao financiamento é que todo o trâmite pode ser feito pela internet, com exigência presencial apenas para assinatura do contrato. "Estamos flexibilizando regras e desburocratizando ao máximo para estimular o uso deste recurso como forma de desenvolvimento do Estado", disse.

Simulação - Para um empréstimo de R$ 100 mil, o empresário terá uma carência de 12 meses e prazo de até 60 meses. O valor da prestação para esse montante é de R$ 3.079. Se mantiver o quadro de empregados, o valor da prestação cai para R$ 1.919, com R$ 13 mil de desconto. Nos dois casos, a taxa de juros é decrescente.

Interessados em dar início ao processo de financiamento podem acessar o site www.fomento.pr.gov.br.

Empresários da panificação já podem participar do ProcompiSipcep tem nova sede no Juvevê