SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Sipcep arrecada 2.500 livros no Dia Mundial do Pão

Ação também contou com conscientização sobre saúde e aproveitamento de alimentos, com o apoio do Sesi e do Senai

clique para ampliar clique para ampliarDoze mil pães foram trocados por livros (Foto: Sipcep)

O Sipcep comemorou o Dia Mundial do Pão com a distribuição de 12 mil pães em troca de 2.500 livros, que vão ser doados a uma biblioteca a ser construída em uma comunidade carente de Curitiba. O Dia Mundial do Pão é comemorado no dia 16 de outubro, mas o evento foi antecipado para o dia 14, na Praça Rui Barbosa, para poder atender um número maior de pessoas que trabalham e passam pela região central da cidade. Organizada pelo Sindicato em parceria com o Moinho Anaconda, a ação contou com a ajuda das padarias associadas.

O presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, surpreendeu-se com a adesão do público. "As pessoas estão se mostrando cada vez mais solidárias", afirma. "Nosso objetivo com esta ação era unir o pão, sinônimo de saúde, com o livro, que é o alimento da alma", disse Borgmann.

Nem mesmo a chuva atrapalhou a festa. Igor Felipe Viana, de apenas oito anos, gosta muito de ler e levou seus livros até a praça. "Eu quero que as outras crianças também possam ler", contou.

Além da distribuição de pães, o Sindicato promoveu ações de saúde em parceria com Sesi e Senai com orientações para prevenção do câncer de mama, aferição de pressão, teste de glicemia, massagem e pré-triagem de teste de visão. Além disso, quem passou pela praça ouviu sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Representantes do projeto "Cozinha Brasil", do Sesi, também marcaram presença para ensinar as pessoas a ter um aproveitamento integral dos alimentos.

clique para ampliar clique para ampliar Borgmann se disse surpreso com solidariedade das pessoas (Foto: Sipcep)
Dados do setor - O pão tem um papel socioeconômico muito importante no País. O setor registrou faturamento de R$ 56,3 bilhões em 2010, 13,7% a mais do que em 2009, e conta com 60 mil estabelecimentos, que geram 760 mil empregos diretos e 1,8 milhão de indiretos no Brasil.

No Paraná, os números também impressionam. São 4.200 padarias, que faturam R$ 1,2 bilhão por ano, disponibilizando 37 mil empregos diretos e 80 mil indiretos. O setor recolhe de impostos cerca de R$ 120 milhões, por ano.

Mesmo com esses números, o consumo de pão ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60 kg per capita por ano. A média brasileira é de apenas 33,50 kg. Já os paranaenses ultrapassam a nacional, com 42,9 kg, mas, segundo o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, a meta da panificação do Paraná é atingir o recomendado pela OMS.

clique para ampliar clique para ampliarPresidente do Sipcep participou da ação (Foto: Sipcep)

Rodadas de negócio transformam projetos de pesquisa em produtos de mercadoCongrepan reúne 2 mil profissionais em Foz do Iguaçu